sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Salamandra De Fogo



As salamandras são anfíbios de corpo delgado, cauda longa e pernas curtas. A lenda sobre sua conexão com o fogo parece ter-se originado da tendência de muitas salamandras a hibernar dentro de troncos apodrecidos. Quando esses troncos são usados como lenha e postos ao fogo, a salamandra tenta escapar, o que leva à crença de que foi criada pelas chamas.
A sua pele húmida e a secreção leitosa que produz quando ameaçada também alimentaram a ideia de que fosse imune ao fogo. Essa secreção, que visa espantar predadores, é tóxica.
As descrições clássicas da salamandra do fogo correspondem à aparência de certas variedades das espécies europeias e Salamandra atra.
A salamandra-de-fogo é negra com manchas amarelas. Mede entre 14 e 20 cm de comprimento. As larvas geralmente são aquáticas. As subespécies fastuosa e bernadezi são vivíparas. As restantes são ovovivíparas. O adulto é sempre terrestre. São encontradas em grande parte da Europa central e do sul, em áreas com altitudes entre os 400 e os 1000 m, e também ocorrem no norte da África. Podem segregar pela pele uma substância tóxica denominada samandrina, um alcalóide que provoca convulsões musculares e uma elevada pressão sanguínea, combinada com hiperventilação. As glândulas de veneno estão concentradas na zona do pescoço e na superfície dorsal. As áreas mais coloridas do animal normalmente coincidem com a localização dessas glândulas.
A variedade mais comum da salamandra alpina (Salamandra Atra) é negra brilhante. Pode ser encontrada nos Alpes Centrais e Orientais, a altitudes acima de 650 metros. Os adultos têm 9 a 14 cm de comprimento e a esperança de vida é de pelo menos dez anos. Ao contrário da maioria dos anfíbios modernos, seu ciclo de vida não necessita de fase aquática. A fêmea produz descendentes já perfeitamente formados e não girinos.
in http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Salamandra

1 comentário:

Anónimo disse...

É msmo de fogo.