sexta-feira, 7 de maio de 2010

O que é piolhos?


Uma das grandes preocupações de quem tem filhos em idade escolar são os piolhos, sim porque exterminá-los é uma tarefa muito difícil. Especialistas no assunto dizem que os piolhos e lêndeas surgem independentes de se ter uma boa ou má higiene pessoal. Segundo os especialistas no tema, os piolhos não escolhem classe social para se manifestar; isto é, crianças ou adultos de nível sócio cultural elevado correm o risco de ‘pegar’ piolho.


Os piolhos são insectos minúsculos, translúcidos, e sem asa que infestam a cabeça humana, ou melhor dizendo parasitam a cabeça humana, alimentando-se do sangue do couro cabeludo. Os machos têm aproximadamente 2,4 mm e as fêmeas, 2,7 mm. No início da infestação não são facilmente detectáveis devido a sua cor transparente, com o passar do tempo quando os mesmos já tiverem se alimentado do sangue do couro cabeludo, adquirem uma cor escura; ficando assim mais fácil a sua visualização.

A transmissão ocorre através da partilha de objectos pessoais como escovas de cabelo, pentes, e o contacto directo de cabeça a cabeça; quer dizer que se uma criança estiver muito próximo de um colega de escola que esteja com piolho, a probabilidade de transmissão é grande. Os piolhos não escolhem classes sociais, cor ou tipo de cabelo para ‘habitar’, são insectos que se reproduzem rapidamente independente do clima ser Verão ou Inverno.

Lêndeas é o nome dado aos ovos dos piolhos que são depositados junto à raiz dos cabelos, por vezes pode ser confundida com caspa pois tem uma coloração branca. As lêndeas são de consistência dura, sendo sua remoção muito difícil por ficarem coladas aos fios de cabelos. Cada piolho pode permanecer vivo na cabeça do seu filho por cerca de um mês.Fora da mesma ele sobrevive no máximo 2 dias por falta de alimento.


http://www.portalis.co.pt/o-que-sao-piolhos-e-lendeas/

Sem comentários: