sexta-feira, 7 de maio de 2010

O mal que o boxe faz?

O ex-campeão de boxe Cassius Clay - conhecido desde 1964 pelo nome Muhammad Ali - 56 anos, adquiriu o Mal de Parkinson devido a traumas cranianos repetitivos.
O que é?
Doença que provoca a degeneração progressiva de células de uma região do cérebro chamada substância nigra, que controla os movimentos e o equilíbrio. Grande parte dos casos não tem causa definida.
A dopamina:
O sistema nervoso é formado por células que constróem uma rede de essencial para o funcionamento do corpo. Os neurotransmissores sãos os encarregados de enviar as mensagens para que o organismo trabalhe direito. A dopamina é o neurotransmissor responsável pelos movimentos.
Incidência
Existem duas formas características de manifestação da doença:
1 - A que provoca rigidez muscular e lentidão dos movimentos. Essa é a mais comum; 2 - A que provoca tremor, principalmente nas extremidades dos membros.
Como a doença afeta a movimentação do corpo
Normal
1 - Acetilcolina; 2 - Célula cerebral; 3 - Dopamina.
Com o equilíbrio entre as duas substâncias neurotransmissoras, a ordem para acontecer o movimento é passada de célula a célula sem problemas.
Para o processo nervoso de movimento do corpo acontecer, existe um outro neurotransmissor que trabalha com a dopamina. É a acetilcolina.
1 - Acetilcolina; 2 - Célula cerebral; 3 - Dopamina.
Doente:
Quando a doença de Parkinson se instala, o trabalho cerebral é prejudicado, provocando o desequilíbrio entre a dopamina e a acetilcolina. As ordens para o movimento acontecer são passadas de forma distorcida.
A origem do movimento

1 - A dopamina é produzida em uma região do cérebro chamada substância negra. 2 - Outra região do cérebro, o striatum, acumula funções. Envia mensagens para outras áreas do órgão, inclusive para a substância nigra. É responsável pelos comandos do equilíbrio e da coordenação. 3 - Os neurotransmissores atravessam as células pelas sinapses (ligação entre as células nervosas) até que as mensagens cheguem aos músculos e o movimento aconteça. 4a - É fundamental que a dopamina seja produzida initerruptamente. O balaço exacto entre as substâncias que actuam no movimento e no equilíbrio depende da boa saúde das células cerebrais. 4b - O desequilíbrio químico causado pela morte das células que produzem a dopamina afeta os movimentos, provocando os tremores ou a rigidez do corpo.
Causas do Parkinson:
A doença, surge na maioria das vezes, sem causa evidente. O factor genético é pouco representativo neste mal. Mas existem factores que podem desencadear os sintomas e provocar o que se conhece como síndrome parksoniana. Eles são:
Uso exagerado e contínuo de medicamentos . Uma substância usada frequ entemente para aliviar tonturas e melhorar a memória, a cinarizina, pode bloquear o receptor que permite a eficácia da dopamina.
Trauma craniano repetitivo. Os lutadores de boxe, por exemplo, podem desenvolver a doença devido às pancadas que recebem constantemente na cabeça. Isso pode afectar o bom funcionamento cerebral.
Isquemia cerebral-Quando a artéria que leva sangue à região do cérebro responsável pela produção de dopamina entope, as células param de funcionar.
Sintomas:
Tremor-Surge repentinamente e se intensifica quando o doente pára. Normalmente, esse sintoma é aliviado quando o indivíduo se movimenta ou quando relaxa, como durante o sono.
Rigidez e lentidão de movimentosCom o passar do tempo, mudar de posição torna-se um suplício. Este é o sintoma mais freqüente da doença, apesar de as pessoas associarem o mal às mãos instáveis e trêmulas.
Mudança de humor:O parksoniano costuma apresentar quadros de depressão e problemas mentais, como perda de memória e da capacidade de raciocínio. É também um efeito de deficiência de produção de dopamina.
Comprometimento das vísceras-A rigidez, da mesma forma que se apresenta nos músculos, se manifesta no órgãos internos. O intestino, o fígado e o estômago tornam-se mais lentos.
Tratamento:
O que se faz é controlar os sintomas para evitar sua rápida evolução. O controlo é feito, principalmente, com a reposição da dopamina - o medicamento mais comum é o L-dopa. No entanto, essa substância provoca sérios efeitos colaterais. A fisioterapia, o uso de drogas antidepressivas e a prática de exercícios também ajudam. Veja algumas actividades eficazes:
Corrida;
Caminhada;
Natação;

Sem comentários: