Pessoas obesas têm problemas de saúde que vão muito além do excesso de peso, sofrendo com diabetes e sintomas cardiovasculares.
Um novo estudo ajuda a explicar como essa cadeia de riscos começa: é como se o organismo fosse tomado por um grande processo inflamatório oriundo do acúmulo de gordura dos obesos.
Para ser mais preciso, o tecido gorduroso de quem sofre de obesidade fica povoado de células ligadas aos episódios de inflamação.
Tais células produzem em abundância uma molécula, a chamada PAI-1, que atrapalha a regulação da quantidade de açúcar no sangue e facilita o entupimento de vasos sanguíneos, levando aos sintomas perigosos normalmente associados à obesidade.
A pesquisa que aponta o papel-chave do PAI-1 nas mazelas que surgem do excesso de gordura está na revista especializada "Science Translational Medicine".
A equipe coordenada por Preeti Kishore, da Faculdade de Medicina Albert Einstein, em Nova York, seguiu pistas que já associavam havia tempos obesidade e inflamação.
"A ideia de uma comunicação entre as células do sistema imunológico e inflamatório e o tecido adiposo [de gordura] já é conhecida", explica a endocrinologia Bruno Geloneze, coordenador do Laboratório de Investigação em Metabolismo e Diabetes da Unicamp
In: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u698886.shtml
Sem comentários:
Enviar um comentário