sexta-feira, 7 de maio de 2010

O Pau-Mulato



O pau-mulato é uma planta da família Rubiaceae. É uma árvore de crescimento lento, que pode atingir 15-40 metros de altura e 4-5 metros de diâmetro de copa colunar. As folhas são grandes e semi-caducas.
A floração produz flores brancas entre maio e junho. O tronco é retilíneo com a casca lisa e brilhante da cor bronzeada. É uma planta de difícil reprodução.

O pau-mulato é uma árvore natural da Região Amazônica e atinge de 20 a 40m de altura, ramificando-se apenas na ponta. Apresenta tronco reto e liso com casca na cor parda quase bronze. Entre os meses de julho e setembro adquire cor de zarcão para, em seguida, tornar-se verde e, aos poucos, readquirir a cor que lhe deu o nome: "mulato".O conjunto dessas árvores forma uma das mais belas aléias do Jardim Botânico. Fornece madeira branco-amarelada, tornando-se escura quando velha. É utilizada em obras externas e de marcenaria por ser resistente ao apodrecimento. No comércio do estado do Pará, a madeira recebe o nome de pau-marfim.A Cris me convidou para participar da "meme" das atitudes eco-conscientes. Já li várias, mas a Maharani não tem vergonha em assumir que não sabe o que é "meme". Esse post já estava meio rascunhado de noite e, hoje de manhã, fui no Jardim Botânico, aquele mesmo que D. João VI (então apenas D. João, príncipe regente) mandou construir quando a Família Real chegou ao Brasil.

Sem comentários: