sexta-feira, 19 de março de 2010

Rolinha-do-planalto

A rolinha-do-planalto, também conhecida como rolinha-brasileira ou pombinha-olho-azul (Columbina cyanopis), é uma ave da família Columbidae, subfamília Columbinae.
Possui cerca de 17 centímetros de comprimento, é predominantemente castanha com olhos azuis e bico preto de base verde.
Distribuição e hábitat
A rolinha-do-planalto é uma ave endêmica (nativa) do Brasil, habitando as pradarias do Cerrado. O principal registro de sua localização é a Serra das Araras (Estação Ecológica), no estado de Mato Grosso.
Há mais de um registro da ocorrência da rolinha-do-planalto. Porém a Serra das Araras, localizada no estado do Mato Grosso, atualmente Estação Ecológica, possui o registro mais importante.
"A Columbina cyanopis é conhecida por ter muito poucos registros sobre uma larga extensão no interior do Brasil. Há uma pequena população na Serra das Araras, Mato Grosso, mas os únicos outros recentes registros são de perto de Cuiabá (também no Mato Grosso) nos anos 1980, e um individual em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 1992. Registros históricos são também escassos, com cinco espécies coletadas no Mato Grosso em 1823-1825, dois de Goiás em 1940-1941, e um de São Paulo em 1904.”Sua população está em declínio. Estima-se que existam de 50 a 249 indivíduos.
Não se sabe quais são os motivos para a raridade histórica desta espécie, visto que, até recentemente, havia largas áreas de habitats potencialmente apropriados para esta ave.
Ameaças
Segundo avaliação da BirdLife International, esta espécie é rara, possui pequena população e encontra-se criticamente ameaçada:
“Esta espécie é muito rara, com recentes registros de somente três localizações, sugerindo que o total populacional seja extremamente pequeno e severamente fragmentado. Um contínuo declínio é inevitável dadas as rápidas taxas de perda de habitat na região. Este fatores qualificam a espécie como ‘Criticamente Ameaçada’”.
A destruição massiva do Cerrado Brasileiro é a principal ameaça à existência desta espécie rara. Formação de pastagens para pecuária, agricultura e queimadas anuais são as causas mais importantes para a destruição do habitat da Rolinha-do-planalto.

Sem comentários: