sexta-feira, 12 de março de 2010

O Rinoceronte de Java


Vive nas florestas tropicais da Ásia e está ameaçado pela caça por causa dos chifres. É o mamífero mais raro e ameaçado do planeta. Restam sessenta exemplares.
Rinoceronte de Java

Nome científico: Rhinoceros sondaicus

Reino: Animalia

Filo: ChordataClasse: Mammalia

Infraclasse: Placentalia

Ordem: PerissodactylaFamília: Rhinocerotidae

Género: Rhinoceros

Espécie: R. sondaicusRisco de desaparecimento. Os rinocerontes asiáticos estão todos em avançado estado de extinção. O de Java (na Indónesia) é, no entanto, aquele que maior perigo apresenta, já que, em liberdade, não deverão existir muito mais que 50 animais. Este número pode já ser insuficiente para garantir a continuidade da espécie, contudo, está neste momento a ser desenvolvido um esforço a nível mundial para inverter esta tendência, como em tempos foi necessário ao rinoceronte indiano.
Hábitos Ao contrário dos rinocerontes-africanos, que procuram os grandes espaços abertos, os asiáticos procuram viver protegidos pela vegetação da floresta e os pântanos, onde se sentem mais resguardados, evitando os grandes espaços abertos, onde podem ser alvos fáceis para os caçadores furtivos.O rinoceronte-de-Java só tem um chifre e a sua pele não é lisa, formando uma espécie de carapaças sobrepostas e rugas duras e espessas. Tamanho, peso e esperança de vidaEste gigante asiático pode ter 1,70 m de altura, medir quase 4 m e pesar 3000 kg. Pode viver cerca de 35 anos.


Sem comentários: