sexta-feira, 19 de março de 2010

Combater o stress na água



Trata-se de uma actividade pouco conhecida dos madeirenses, mas a hidroginástica é sinónimo de mais qualidade de vida para quem a prática.

A hidroginástica é pouco conhecida dos madeirenses. O nome desta actividade não deixa muito para adivinhar: a hidroginástica é na da mais nada menos do que a prática de ginástica dentro de água. A construção de piscinas e a melhoria destes espaços serão uma forma de divulgar este tipo de actividade junto da população.

O Clube Desportivo do Estreito iniciou, em Julho, um projecto de hidroginástica, que tem a piscina do Estreito por palco, que não está a ter a adesão desejada pelos seus promotores. No mês de Julho, nove pessoas aderiram, mas no mês de Agosto, esse número desceu para quatro.

A grande vantagem é que a água torna os corpos mais leves em 90 por cento do seu peso real. Esta situação facilita, por exemplo, a movimentação por parte dos indivíduos com dificuldades motoras, excesso de peso, entre outras.

A hidroginástica é aconselhada para todas as idades e todos os sexos e os seus benefícios são in findáveis. Esta actividade é utiliza da, muitas vezes, na recuperação de atletas lesionados. Também os idosos que gostariam de praticar uma actividade desportiva, mas que tal não é possível devido a condicionamentos físicos, podem encontrar na hidroginástica a solução ideal para o seu problema. Além disso, a prática desta actividade é recomendável a crianças com dificuldade ao nível motor, in­divíduos com problemas ao nível cervical ou ósseo, bem como as grávidas que queiram uma melhor preparação física para o parto. Mas esta actividade não se revela útil apenas para estes casos, uma vez que a hidroginástica desenvolve os músculos e aumenta os níveis de forma, aumenta a circulação sanguínea e a resistência do sistema cardiovascular. Para além disso, melhora a flexibilidade das articulações e previne dores lombares e cervicais. Mas existem outros ganhos que advêm da prática de hidroginástica, como o relaxamento, o alívio da tensão e do stress, configurando-se em qualidade de vida.


lNhttp://www.srsdocs.com/parcerias/revista_imprensa/noticias/2004/noticias_2004_09_26_01.htm

Sem comentários: