sexta-feira, 19 de março de 2010

O Sabugueiro



O Sabugueiro é uma árvore espontânea que os agricultores plantam para fazer sebes e à volta das vinhas ou junto às linhas de água, mas cujas bagas depois de apanhadas e secas, são exportadas para Alemanha, Japão, Holanda, etc., a fim de serem transformadas e servirem de corantes para as pastelarias, bem como para produtos farmacêuticos.
O fruto também se utiliza como aditivo ao vinho, para lhe dar, especialmente, cor.A baga do Sabugueiro é uma das fontes de riqueza para os agricultores nos países em que é aproveitada agrícola e industrialmente.
Como exemplo podemos dizer que foi graças a esta árvore e ao riquíssimo património plantado no concelho de Tarouca, que foi criada uma associação, com ela um Rancho folclórico com o objectivo de preservar a cultura popular, nomeadamente os trajes, danças, cantigas, usos e costumes do povo do Vale do Varosa, além da ocupação dos tempos livres dos jovens, retirando-os dos meios alienatórios que os podem levar à destruição.

Uso Medicinal!

Este arbusto ajuda nas inflamações, é anti-diarreico, óptimo para crianças com doenças como o sarampo e a catapora, pois baixa a temperatura do corpo e é anti-febrífugo. É indicado para tratamentos com os órgãos femininos, pois é um auxiliar maravilhoso para a artemísia.
A fruta quando seca e tostada, moída e preparada como café, é excelente para interromper a diarreia.
As folhas machucadas podem ser aplicadas nos casos de queimaduras, retirando rapidamente a dor.
O chá das flores secas do sabugueiro é utilizado contra resfriados, gripes, anginas e nas enfermidades eruptivas, como sarampo, rubéola, varíola e escarlatina, por provocarem rapidamente a transpiração.
O chá das cascas, raízes e folhas é indicado para combater a retenção de urina (efeito diurético) e o reumatismo. Além disso, o chá da frutinha purifica o sangue e limpa os rins.

in "http://www.camacupa.com/dnn/Terra/Ambiente/Flora/PlantasFloreseFrutosEspont%C3%A2neos/Sabugueiro/tabid/336/Default.aspx"

Sem comentários: