sexta-feira, 16 de abril de 2010

Passiflora quadrangularis

Nome popular: Flor da Paixão, Maracujá Açú
Nome científico: Passiflora quadrangularis
Nome Indígena: Maracujá Açú; Maracujá vem do Tupi-guarani e significa “comida na cuia” por causa da forma do fruto e os adjectivo para a espécie significa Açú – “grande”.
Sinonímia:
Família: Passifloraceae
Género: Passiflora
Tipo de Planta: Perene
Origem: É endémica da floresta Amazónica, Brasil
Descrição: São trepadeiras lenhosas e robustas de 5 a 10 metros de comprimento com talos basais lenhosos de cor castanha acinzentado, com 3 a 6 cm de diâmetro, que tanto podem ser usadas como ornamentais, dada a sua bela floração, como pelos excelentes frutos comestíveis que produzem. Os ramos são glabros (sem pelos), semi-angulosos de cor verde-escuros com entre nós espaçados de 2 a 8,5 cm de distância com estipulas (formação laminar na base das folhas). A P. quadrangularis tem folhas simples, membranosas e com nervuras notórias, porém os seus ramos são quadriláteros e as flores tem pétalas brancas verticilos (tipo de estames masculinos não férteis) de cor vinácea esbranquiçada.
Ambiente: Trepadeira de crescimento rápido que vegeta bem em altitude, variando de 400 a 1.000 m acima do nível do mar. O solo deve ser profundo, húmido, com pH neutro (6,6), com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho). É preciso no mínimo 2 plantas para haver polinização cruzada e uma melhor frutificação. É preciso fazer uma parreira na horizontal com arames formando uma malha da 40 cm entre arames para sustentar a planta. As plantas iniciam a frutificação no 1º ano para a maioria das espécies.
Floração: Setembro a Dezembro. Frutificação de Outubro a Março.
Temperatura: Resiste a temperaturas de até 0º C.
Luz: Pode ser plantada a pleno sol, bem como na sombra em bosques com árvores grandes bem espaçadas, nesta situação demora mais para frutificar.
Rega: Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses se faltar água. Aplicar cobertura morta em volta do pé para manter a humidade.
Adubação: Adubar com composto orgânico, (4litros/Pé) de Adubo Orgânico+ 20 gr de N-P-K 10-10-10 nos meses de Setembro a Outubro, distribuídos a 30 cm do caule.
Conselhos de plantação: Espaçamento entre plantas 4 x4 m. A parreira deve ter 6 mourões, distanciados a 2 m entre si e 3 metros entre os pares, com altura de 1,60 para facilitar a colheita dos frutos. Adicione à cova 400g de calcário, 1 kg de cinzas e 8 litros de matéria orgânica. Fazer apenas podas de formação e eliminar os rebentos que nascerem na base do caule, manejando os ramos num tutor e continuar, amarrando os ramos na parreira para não caírem. Tomar cuidado com lagartas de borboletas que causam sérios danos nas plantas.
http://ameliapalmela.webnode.com/products/passiflora-quadrangularis/

Sem comentários: