sexta-feira, 16 de abril de 2010

Iris Ibérica

Nome Científico: Iris sibirica
Sinonímia: Xiphion sibiricum, Iris maritima
Nome Popular: Flor-de-lis-da-sibéria, Íris-da-sibéria, Lírio-siberiano
Família: Iridaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Sibéria
Ciclo de Vida: Perene
A flor-de-lis-da-sibéria é uma bela florífera, que forma touceiras grandes e de textura delicada. Suas folhas são delgadas, lineares como as de um capim e com coloração verde intensa. Ela forma touceiras volumosas, densas, com cerca de 50 a 120 cm de altura e apresenta rizoma fino e raízes fibrosas. As flores surgem no verão, sustentadas por hastes eretas e cilíndricas, elevadas acima da folhagem. Estas flores são originalmente azuis, grandes e vistosas, mas atualmente há uma grande variedade de cultivares e híbridos, com flores de outras cores. Ocorrem também variedades de folhas variegadas de amarelo.
A flor-de-lis-da-sibéria é uma planta bastante versátil, encaixando-se em diferentes perfis e estilos de jardins, desde os mais sóbrios, até os mais despojados. Pode ser utilizada em maciços e bordaduras, assim como, em grupos irregulares e conjuntos. É bem apropriada para locais úmidos, adornando laguinhos e áreas mais baixas do terreno. Também pode ser plantada em vasos.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, rico em matéria orgânica e mantido úmido. Por tolerar umidade excessiva no solo, a íris-da-sibéria adapta-se bem a ambientes palustres e pantanosos, como no entorno de lagos e em áreas de várzea. Esta planta é de clima temperado, não tolera o calor intenso, e deve ser conduzida em locais frescos, como em regiões serranas e no sul do país. Multiplica-se facilmente por divisão das touceiras e rizomas.
http://www.jardineiro.net/br/banco/iris_sibirica.php

Sem comentários: