sexta-feira, 30 de abril de 2010

Beneficios do ciclismo

O ciclismo é uma modalidade que tem crescido bastante e ganhando cada vez mais adeptos dentro das assessorias desportivas. Muitas pessoas têm se interessado bastante e começado a pedalar, por prazer, por variação de estímulos na actividade física, por querer utilizar outra forma de treino para beneficiar-se na corrida, etc.
Mas quais são os benefícios reais do ciclismo? Quais são os cuidados e os riscos?
Essa modalidade é indicada para todas as pessoas, de todas as idades e com qualquer nível de condicionamento físico. É uma actividade que apresenta uma menor sobrecarga nas articulações, se compara da à corrida ou caminhada, diminuindo principalmente a carga sobre a articulação do joelho e da coluna. É uma forma de diminuir o stress do dia-a-dia, pois há liberação de endorfina e adrenalina que aumentam a sensação de bem-estar. Além disso, é uma forma de treino interessante para diversos grupos musculares, que veremos a seguir.
Com a prática da pedalada, por 30 minutos, por exemplo, aumentos significativos na capacidade aeróbica já poderão ser observados após algumas semanas de treino. Além disso, ocorrerá também um acréscimo no metabolismo das gorduras, o que além de ajudar na prática do ciclismo, também será importante na corrida.
- Benefícios do ciclismo:
Melhora do condicionamento físico, dos sistemas cardíaco, respiratório e vascular.
O ciclista ganha resistência muscular nas pernas.
Gasto calórico alto - de até 600 Kcal/hora.
Auxilia na eliminação de gorduras localizadas.
Excelente actividade aeróbia e anaeróbica.
Reduz o stress.
- Riscos no Ciclismo:
É preciso ter consciência de sua capacidade física. Por exemplo, para encarar subidas deve estar bem preparado. O uso de capacetes é fundamental, para evitar bater a cabeça, em uma eventual queda.
Há riscos de cortes, torções e fracturas nas pernas e nos braços, em quedas.

Sem comentários: