sexta-feira, 16 de abril de 2010

Kigelia pinatta


Kigelia é um genus de plantas flowering na família Bignoniaceae. O genus compreende somente uma espécie, Africana de Kigelia, que ocorre durante todo tropical África de Eritrea e República do Tchad sul a do norte África do Sul, e oeste a Senegal e Namíbia.
O genus nome vem do Mozambican Bantu nome, kigeli-keia, quando o nome comum Árvore do Sausage consulta ao longo, sausage como a fruta. Seu nome dentro Afrikaans Worsboom significa também a árvore do Sausage, e seu Árabe o nome significa que “o pai do jogo bags” (Roodt 1992).
É a árvore crescendo até 20 m de altura. O bark é cinzento e liso no início, descascando em umas árvores mais velhas. Pode ser tão grosso como 6 milímetros em uma filial de 15 cm (Roodt 1992). A madeira é marrom pálido ou amarelado, undifferentiated e nao prone a rachar (Roodt 1992).
A árvore é evergreen onde o rainfall ocorre durante todo o ano, mas deciduous onde há um longo estação seca. folhas esteja oposto a ou nos whorls de três, 30-50 cm long, pinnate, com os seis a dez leaflets ovais até 20 cm de comprimento e 6 cm largo; o leaflet terminal pode ser presente ou ausente. flores (e mais tarde a fruta) pendure para baixo das filiais em hastes flexíveis longas (2-6 medidores de comprimento). As flores são produzidas dentro panicles; são bell-shaped (similar àqueles do árvore africana do tulip mas mais escuro e mais waxy), alaranjado ao verde avermelhado ou purplish, e aos aproximadamente 10 cm de largura. As flores individuais não penduram abaixo mas são orientadas horizontalmente. Alguns pássaros são atraídos a estas flores e as hastes fortes de cada flor fazem footholds ideais. Seu scent é o mais notável na noite que indica seu reliance no pollination perto bastões, que os visitam para o pólen e o néctar.
fruta é um woody baga de 30-100 cm por muito tempo e até 18 cm largo; pesa entre 5-10 quilogramas, e cair para baixo em longo, corda-como peduncles. A polpa da fruta é fibrous e pulpy, e contem numeroso sementes. É comido por diversas espécies de mamíferos, incluindo Babuínos, Bushpigs, Elefantes do Savannah, Giraffes, Hippopotami, macacos, e porcos-espinho. As sementes são dispersadas em seu dung. As sementes são comidas também por papagaios marrons e papagaios Marrom-dirigidos, e o foliage por elefantes e Kudu mais grande (Joffe 2003; del Hoyo e outros. 1997). Os espécimes introduzidos em parques Australian são muito populares com cockatoos.

http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Kigelia

Sem comentários: