sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Azevinho



O azevinho é uma planta em vias de extinção.
O Azevinho é uma planta bem conhecida pela sua beleza e pelas suas utilizações ornamentais, sobretudo na quadra natalícia. A procura pelos seus ramos e frutos tornou-a rara enquanto planta espontânea. Na verdade chegando a esta altura do ano, todos nos lembramos de enfeitar a casa com esta magnífica planta. Portanto, vamos ser sensatos e antes que ela acabe de vez, vamos plantá-la!

O azevinho comum é um arbusto de crescimento muito lento, atingindo em adulto de quatro a seis metros de altura. Alguns pés chegam a formar autênticas árvores. Pode viver 100 anos ou mais.O azevinho de nome científico Ilex aquifolium, encontra-se em vias de extinção e é por essa razão que se encontra protegido desde 1989 (DL n.º 423/89 de 4 de Dezembro). Uma das razões para o seu desaparecimento são os incêndios florestais e o facto de ser bastante utilizado como decoração na época natalícia. É um arbusto de folha persistente da família das Aquifoliaceae, abundante a Norte de Portugal que nasce espontâneamente na Serra do Gerês, Serra do Alvão, Serra do Marão, Serra do Açor, Serra da Estrela, Serra do Buçaco, Serra de Sintra e Serra de Monchique. É uma espécie que pode chegar aos 30 metros de altura. A época do ano em que floresce é entre maio e junho e as suas flores são brancas ou rosas. As fêmeas têm bagas vermelhas. É necessário preservar a espécie que actualmente só existe em zonas protegidas.
As folha (botânica)s alternas, inteiras, possuem um pecíolo curto e um limbo de 5 a 7 cm de comprimento, coriáceo, de forma geral ovalada e bordo ondulado e espinhoso, por vezes liso em indivíduos idosos. De um verde brilhante escuro na face superior, mais claras na face inferior, possuem espinhos afiados. As folha (botânica)s persistem em geral três anos. A casca do tronco é cinzenta clara e lisa. Existem também azevinhos com folha (botânica)s bicolores ou variegadas, geralmente verde e branco ou verde e creme.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Azevinho

Sem comentários: