sexta-feira, 30 de abril de 2010

A Marta Fuinha

Marta é a denominação comum dado aos mamíferos mustelídeos do gênero Martes. Estes animais são carnívoros e semidigitígrados e têm uma pele muito apreciada. Sua gestação dura 2 meses, tendo em média 2 ou 3 filhotes. Já chegou a ser centenas de milhares na Europa, mas foram tão caçadas por causa de sua pele, que estão se tornando raras. Capturar um mustelídeo é relativamente fácil, por ser muito curiosa, basta colocar um objeto brilhante em seu ninho, que ela cai na rede. É um animal solitário que vive em lugares rochosos e arborizados, de difícil acesso, o que torna a sua situação de conservação pouco preocupante. Costuma demarcar seu território com um rastro da secreção das glândulas anais, como faz a doninha sua parente próxima, porém de odor menos desagradável.
Alimentação
Costuma comer esquilos, coelho, camundongos ou aves pequenas.
Acasalamento
A época de acasalamento vai de Julho a Agosto. Dois meses depois a fêmea pare 2 a 3 filhotes num ninho de esquilo ou numa bifurcação de árvore. Apesar de abandonar sua cria para acasalar de novo, volta sempre para cuidar dos filhotes. A cria permanece no ninho durante dois meses.
Curiosidades
O pelo da marta é usado para confeccionar pincéis utilizados pelos mangakas por causa da durabilidade e porque ficam bem unidos uns aos outros, resultando num traço bem mais elaborado. (Para fazê-los ficar bem juntinhos basta umedecer um sabonete com água morna, e girar o pincel de lado, em uma única direção.)




Sem comentários: