sexta-feira, 16 de abril de 2010

De onde vem o VIH?



Algumas espécie africanas de macacos são portadores de um vírus muito parecido ao do VIH o VIS (vírus da imunodeficiência dos símios). É provável que o VIH tenha nascido da mutação ou modificação genética espontânea deste vírus dos macacos. A transmissão aos homens deve ter acontecido por volta dos anos 30 e depois o vírus propagou-se. Mas somente quando os sintomas habituais começaram a ser observados na América no início dos anos 80, até então estes sintomas eram muito raros, é que o novo síndroma começou a ser despistado. O vírus VIH1 foi descoberto 1983/84, pouco depois provou-se a existência do vírus VIH2, os dois vírus e os seus sub-grupos , ou sub-tipos apresentam características especificas e aparecem sob formas diferentes conforme os continentes, contudo os meios de protecção são os mesmos para um ou outro tipo.

Como se transmite o VIH?

O VIH pode se transmitir de um indivíduo para o outro através de relações sexuais não protegidas, troca de seringas e agulhas aquando o consumo de drogas por via endovenosa e de mãe para filho durante a gravidez, no momento do nascimento e durante o aleitamento.

Detectar uma infecção de VIH

Um teste ao VIH permite confirmar ou excluir a contaminação pelo vírus da SIDA, em geral os resultados só são fiáveis após 3 meses da exposição ao risco (conferir teste ao VIH).

O VIH como ameaça

A SIDA continua a gerar mitos e crenças infundadas e a conduzir à descriminação e à exclusão. É por esta razão que é preciso informar, acabar com os preconceitos e encorajar o apoio e a ajuda (leia a secção VIH/SIDA e a sociedade).

HTTP://WWW.positivo.org. PT

Sem comentários: