quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Pinguim


Pinguim

Designação que é vulgarmente dada às aves da ordem dos esfenisciformes e da família dos Esfeniscídeos constituída por dezoito espécies. São aves com plumagem curta, abundante e densa, com as rectrizes bastante diferenciadas em pequenas hastes córneas. Vivem no hemisfério sul e embora algumas espécies tenham uma distribuição marcadamente meridional, outras como o pinguim das Galápagos chega a viver no Equador. Das dezoito espécies existentes só duas - o pinguim–de-adelis (Pygoscelis adeliae) e o pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri) - são exclusivas do continente antárctico.

As asas muito reduzidas são utilizadas para propulsão na água, e as patas curtas e colocadas muito atrás do corpo servem de leme. Os pinguins não voam. A camada de gordura isolante dos pinguins é tão eficaz que o principal problema destas aves é o arrefecimento do corpo. A cabeça, dorso e parte superior das asas são escuros, a parte ventral e a parte inferior das asas são brancas. O bico é em geral longo e fino com uma mancha lateral de cor clara. Na época da reprodução formam-se grandes colónias. A fêmea põe, em geral, dois ovos que inicialmente deixa ao cuidado do macho. Criam, em geral, durante o Inverno junto aos alcantis marinhos.

A altura destas aves varia entre os setenta e cinco centímetros e os cento e dezanove centímetros. O comprimento da asa varia entre os dezoito e trinta e quatro centímetros e o seu peso entre os três e vinte e nove quilos. O período de incubação dos ovos varia entre os trinta e cinco e os sessenta e quatro dias, dependendo da espécie. Os juvenis quando nascem estão cobertos de penugem cinzenta e têm a cabeça negra, com duas manchas brancas que rodeiam os olhos. Só ao fim de um ano adquirem a plumagem de adulto. Os pinguins têm uma alimentação variada com base em crustáceos, peixes e lulas.



Referenciar documento
Pinguim. In Diciopédia 2009 [DVD-ROM]. Porto: Porto Editora, 2008. ISBN: 978-972-0-65264-5

Sem comentários: