quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Abelharuco


Abelharuco

Ave da família dos Meropídeos, um elemento tropical isolado na fauna europeia, distribuída por dois géneros - Merops e Meropogon. Existem cerca de 30 espécies de abelharucos.

O abelharuco habita campos abertos como prados, savanas e charnecas assim como zonas de mato e prados com árvores dispersas e terrenos agrícolas do sul da Europa, Noroeste de África, Índia e África do Sul.

O abelharuco -comum (Merops apiaster) tem cerca de 27 centímetros e tem um padrão de plumagem inconfundível, azul na face ventral, bronze na parte dorsal e amarelo no pescoço. Passa grande parte do tempo a caçar insectos como abelhas, vespas, gafanhotos e libelinhas. O seu nome abelharuco deve-se à sua preferência por abelhas. O seu bico é comprido, estreito e ligeiramente curvado para baixo. Sociável todo o ano avista-se com frequência em bandos. As colónias de nidificação localizam-se em taludes ou penhascos. Para fazer o ninho cava com as patas providas de unhas fortes e compridas. A cova que chega a ter, e por vezes ultrapassa, a profundidade de um metro penetra horizontalmente no solo. No fundo a cova alarga-se constituindo-se uma câmara que corresponde ao ninho propriamente dito. Os juvenis são mais monótonos na cor possuindo o dorso verde acinzentado com pouco castanho e não possuem as penas da cauda alongadas. A cor do macho e fêmea adultos são idênticos.




Referenciar documento
Abelharuco. In Diciopédia 2009 [DVD-ROM]. Porto: Porto Editora, 2008. ISBN: 978-972-0-65264-5

Sem comentários: