sexta-feira, 5 de março de 2010

Limão




Graças a alta concentração de vitamina C que contém, o limão é o maior inimigo de todas as substâncias prejudiciais ao organismo, não importando em que lugar, órgãos ou tecidos se tenham acumulado ou agido.


Essa vitamina evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, torna mais rápida a cicatrização de feridas e queimaduras, evitando também hemorragias. Como contém ainda muitos sais minerais, mantém o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso.


Como remédio, o limão é empregado contra icterícia, diabete, hemorragia nasal, doenças da pele, infecções da garganta, gripe e dor de cabeça. Ele acaba ainda com a acidez sanguínea e dissolve o ácido úrico. Mas, no geral, é indicado para casos de acidez da boca e estômago, anemia, apendicite, arteriosclerose, artrite, asma, blenorragia, cálculos, caspa, diabetes, edemas, enxaquecas, congestões, conjuntivite, alergia, febres, esterilidade, mau hálito, obesidade e uma infinidade de doenças.


A cura pelo limão consiste em ingerir, no primeiro dia, o suco de um limão espremido. A cada dia deve-se ir aumentando a dose até atingir 10 limões. Em seguida, começa-se a diminuir um por dia.


Na hora de escolher, prefira limões pesados e que cedam um pouco quando apertados. Isso é sinal que estão maduros e que possuem bastante suco.


O limão substitui com vantagem o vinagre, não só pelo seu valor nutritivo como pelo seu sabor natural. Perfeito para tirar a baba dos quiabos, basta lavar os quiabos e deixá-los no molho de limão e água.

Antes de utilizar o limão, deve-se lavá-lo bem para eliminar, além da poeira, resíduos de pesticida.


O limão maduro conserva-se em geladeira por 4 semanas.
Seu período de safra vai de Janeiro a Julho.


Sem comentários: