sexta-feira, 19 de março de 2010

Combater o stress na água



Trata-se de uma actividade pouco conhecida dos madeirenses, mas a hidroginástica é sinónimo de mais qualidade de vida para quem a prática.

A hidroginástica é pouco conhecida dos madeirenses. O nome desta actividade não deixa muito para adivinhar: a hidroginástica é na da mais nada menos do que a prática de ginástica dentro de água. A construção de piscinas e a melhoria destes espaços serão uma forma de divulgar este tipo de actividade junto da população.

O Clube Desportivo do Estreito iniciou, em Julho, um projecto de hidroginástica, que tem a piscina do Estreito por palco, que não está a ter a adesão desejada pelos seus promotores. No mês de Julho, nove pessoas aderiram, mas no mês de Agosto, esse número desceu para quatro.

A grande vantagem é que a água torna os corpos mais leves em 90 por cento do seu peso real. Esta situação facilita, por exemplo, a movimentação por parte dos indivíduos com dificuldades motoras, excesso de peso, entre outras.

A hidroginástica é aconselhada para todas as idades e todos os sexos e os seus benefícios são in findáveis. Esta actividade é utiliza da, muitas vezes, na recuperação de atletas lesionados. Também os idosos que gostariam de praticar uma actividade desportiva, mas que tal não é possível devido a condicionamentos físicos, podem encontrar na hidroginástica a solução ideal para o seu problema. Além disso, a prática desta actividade é recomendável a crianças com dificuldade ao nível motor, in­divíduos com problemas ao nível cervical ou ósseo, bem como as grávidas que queiram uma melhor preparação física para o parto. Mas esta actividade não se revela útil apenas para estes casos, uma vez que a hidroginástica desenvolve os músculos e aumenta os níveis de forma, aumenta a circulação sanguínea e a resistência do sistema cardiovascular. Para além disso, melhora a flexibilidade das articulações e previne dores lombares e cervicais. Mas existem outros ganhos que advêm da prática de hidroginástica, como o relaxamento, o alívio da tensão e do stress, configurando-se em qualidade de vida.


lNhttp://www.srsdocs.com/parcerias/revista_imprensa/noticias/2004/noticias_2004_09_26_01.htm

Baba de Moça


Ingredientes:

1 Colher De (sopa) de multi-adoçante culinário
1 Colher de(café) de essência de baunilha
1 Colher de(sopa) de amido de milho
½ Chávena (chá) de água
1 vidro de leite de coco light
6 gemas

Modo de preparação:

Bater bem no liquidificador todos os ingredientes, até obter um creme homogêneo. Levar ao fogo, mexendo sempre, até começar a ferver. Parar de mexer e deixar cozinhar por cerca de 5 minutos ou até encorpar. Deixar esfriar para poder usar em doces e bolos.



in: http://www.babademoca.com.br/


O Carvalho

Carvalho

Outrora, nas florestas portuguesas abundavam os carvalhos. Mas quando se descobriu que a qualidade da madeira destas árvores era boa, os seus troncos foram utilizados na indústria do mobiliário e na construção civil. Por outro lado, também muitas florestas não conseguiram resistir ao fogo destruidor. Hoje, os carvalhos passaram para a lista das espécies mais ameaçadas. Amanhã, talvez deixem mesmo de existir

O QUE É O LÚPUS?



O Lúpus é uma doença crónica que pode afectar pessoas de todas as idades, raças e sexo. Tendo, no entanto, nas mulheres adultas o maior número de pacientes.

(90% são mulheres, entre 15 e 40 anos de idade)

É considerada uma doença auto imune porque o corpo não tem as defesas necessárias para combater as infecções e ainda se ataca a si próprio.
(O sistema imunitário é uma rede complexa de órgãos, tecidos, células e substâncias encontradas na circulação sanguínea, que agem em conjunto para nos proteger de agentes estranhos. Nos doentes de Lúpus este deixa de reconhecer constituintes do seu próprio corpo, passando a atacá-los como se fossem estranhos)

Não é uma doença contagiosa, infecciosa ou maligna, mas é uma doença crónica, não tem cura, podendo haver uma remissão que permita a paragem do tratamento por grandes períodos de tempo ou até para o resto da vida.

http://lupus.no.sapo.pt/o_que. HTML

Leopardo das neves

Os leopardos das neves são distribuídos esparsamente e descontinuamente pelas montanhas da Ásia Central (conhecida como “O telhado do Mundo”), com uma população de tamanho desconhecido. Habitam zonas alpinas e sub-alpinas, são encontrados em áreas acima de 3000m do nível do mar. Durante o verão, podem ser encontrados em altitudes superiores a 5000m. Geralmente estão associados com ambientes áridos e semi-áridos.
Estes animais são caçadores oportunistas, que podem predar desde um Yak (que pesa mais de 200 kg) até um pequeno veado almiscarado (que pesa somente 10 kg). Podem predar aves como o faisão ou as pequenas marmotas. Trata-se de um animal pouco estudado, devido a seus hábitos reservados, poucos exemplares, distribuição esparsa e dificuldade das condições de seu habitat. São animais que medem, de cabeça e corpo até 1300mm e a cauda que chega a 1000mm.
Fêmeas podem pesar até 40 kg e machos até 55 kg. Sua coloração varia do cinza claro ao cinza escurecido, com as partes inferiores quase brancas. Todo seu corpo é recoberto por rosetas e manchas. A cabeça é relativamente pequena e o pêlo é bastante longo. Os bebés (em média 3), nascem em abrigos nas rochas, após um período de gestação de aproximadamente 103 dias. Pesam ao nascer aproximadamente 450g e abrem seus olhos após 7 dias. Começam a ingerir alimento sólido aos 3 meses de idade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leopardo-das-neves

Massa de Bolo com Fécula de Batata




Ingredientes:
4 ovos inteiros
1 xícara de açúcar refinado
1/4 de xícara de leite
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de fécula de batata
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de Preparação:
Bata os ovos com açúcar até dobrar de volume.
Depois, adicione o restante dos ingredientes na batedeira ainda ligada para misturar.
Coloque a massa em forma redonda (27 cm) untada e enfarinhada.
Leve ao forno reaquecido 180º por cerca de 40 minutos.

In http://tvtem.globo.com/culinaria/receita.asp?codigo=2565&EditoriaID=48

Rolinha-do-planalto

A rolinha-do-planalto, também conhecida como rolinha-brasileira ou pombinha-olho-azul (Columbina cyanopis), é uma ave da família Columbidae, subfamília Columbinae.
Possui cerca de 17 centímetros de comprimento, é predominantemente castanha com olhos azuis e bico preto de base verde.
Distribuição e hábitat
A rolinha-do-planalto é uma ave endêmica (nativa) do Brasil, habitando as pradarias do Cerrado. O principal registro de sua localização é a Serra das Araras (Estação Ecológica), no estado de Mato Grosso.
Há mais de um registro da ocorrência da rolinha-do-planalto. Porém a Serra das Araras, localizada no estado do Mato Grosso, atualmente Estação Ecológica, possui o registro mais importante.
"A Columbina cyanopis é conhecida por ter muito poucos registros sobre uma larga extensão no interior do Brasil. Há uma pequena população na Serra das Araras, Mato Grosso, mas os únicos outros recentes registros são de perto de Cuiabá (também no Mato Grosso) nos anos 1980, e um individual em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 1992. Registros históricos são também escassos, com cinco espécies coletadas no Mato Grosso em 1823-1825, dois de Goiás em 1940-1941, e um de São Paulo em 1904.”Sua população está em declínio. Estima-se que existam de 50 a 249 indivíduos.
Não se sabe quais são os motivos para a raridade histórica desta espécie, visto que, até recentemente, havia largas áreas de habitats potencialmente apropriados para esta ave.
Ameaças
Segundo avaliação da BirdLife International, esta espécie é rara, possui pequena população e encontra-se criticamente ameaçada:
“Esta espécie é muito rara, com recentes registros de somente três localizações, sugerindo que o total populacional seja extremamente pequeno e severamente fragmentado. Um contínuo declínio é inevitável dadas as rápidas taxas de perda de habitat na região. Este fatores qualificam a espécie como ‘Criticamente Ameaçada’”.
A destruição massiva do Cerrado Brasileiro é a principal ameaça à existência desta espécie rara. Formação de pastagens para pecuária, agricultura e queimadas anuais são as causas mais importantes para a destruição do habitat da Rolinha-do-planalto.

Benefícios do ténis


O ténis é um desporto muito conhecido no mundo todo, felizmente ele também trás muitos benefícios para a nossa saúde, um deles é a possibilidade de alongar o nosso corpo enquanto jogamos permitindo que o indivíduo ganhe cada vez mais elasticidade ao longo do tempo em que prática.
Desportos assim também trazem um aumento em sua coordenação motora, e habilidades de reflexo. E claro, para jogar ténis temos que suar bastante, o que acarreta na perda de calorias, essencial para os gordinhos e sedentários de plantão! Pratique tênis, o esporte é muito recomendável a qualquer pessoa!

Menino Azul evitado por medo de contágio



O corpo de Emanuel, a criança de nove anos conhecida por "Menino Azul", apresenta cada vez mais marcas de doença - aumentam os hematomas que, depois, passam a feridas. "Na rua todos fogem dele", lamenta a mãe, Helena Silva, arrasada com a marginalização.
Terça-feira, foi recebida na Direcção-Geral de Saúde (DGS), em Lisboa, para dar conta que lhe faltam as forças e o dinheiro para os remédios.
"As bolhas que o Emanuel tem no corpo estão a rebentar por força do calor e da nova medicação", conta Helena Silva. "Uma pessoa tem um filho para isto? É só sangue a escorrer-lhe pelas pernas". Por isso, pediu aos médicos para declararem que a doença não é contagiosa e, assim, evitar que fujam dele.

QUADRO COMPLICA-SE

Segundo disse ao Correio da Manhã o cardiologista do Hospital de São João, no Porto. José Monte Roso, "as duas doenças são progressivas". E o quadro clínico é complicado, como descreve este médico, um dos que trata Emanuel. O defeito cardíaco grave - Tetralogia de Fallot - "é tolerado por muitos anos" e a doença de fígado - síndrome de Alagille - "vai-se agravando sempre, o que faz com que os depósitos de gordura na pele aumentem", diz também o vice-presidente da Associação e Apoio à Criança com Doença Cardíaca. "O tratamento que o Emanuel faria nos Estados Unidos é o mesmo que fará cá. "Ou seja, um cateterismo - sonda introduzida nas artérias - para avaliar o estado do coração, para depois ponderar a hipótese de avançar para transplante hepático.
Helena Silva diz gastar 1000 euros na farmácia, 400 em despesas fixas com a casa e outro tanto em alimentação. Em Fevereiro, o Ministério da Saúde deu-lhe cinco mil euros para os medicamentos. O dinheiro acabou e agora a DGS chamou-a a Lisboa para reavaliar a ajuda.
"Vão contactar o Hospital de São João para darem os remédios ao Emanuel", revela a mãe após a reunião. Helena Silva recebe do Estado 155 euros mensais, insuficientes para as despesas. No futuro, talvez consiga o rendimento mínimo.


http://www.pcd.pt/noticias/ver.php?id=3272

O Azevinho



Devido às suas folhas verdes e brilhantes, persistentes no Inverno, e aos frutos vermelhos, o azevinho é muito apreciado como adorno natalício. Mas o abate incontrolado depressa o transformou numa espécie ameaçada. Hoje, só a sua protecção legal pode evitar que se extinga.

Baiacu-arará


Baiacu-arára (Lagocephalus laevigatus) é um peixe da família Tetraodontidae (com quatro dentes), nativo do Atlântico ocidental e na costa africana, da Mauritânia à Namíbia. Chega a atingir cerca de 60 cm de comprimento.

Vivem em regiões costeiras, de baixa profundidade e em estuários, preferindo substratos com areia e lama.
Os adultos têm hábitos pelágicos.
Encontram-se em grupos de pequena dimensão, ou vivendo solitariamente.

Tal como os outros membros da sua família, não possuem escamas.
A coloração do dorso é variável, indo do verde-amarelado ao azul-acinzentado.
São brancos na zona lateral e ventral, onde apresentam pequenos espinhos.

A boca é pequena e em posição terminal.
Os maxilares têm a placa dental dividida ao meio.

Como outros peixes da sua família, são altamente tóxicos e venenosos - principalmente a pele e as vísceras, ainda que a sua carne seja particularmente delicada.

A Educação Física


A Educação Física é uma disciplina que integra o educando na cultura corporal, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transforma-la através dos jogos, dos desportos das lutas, da ginástica e das danças, na busca do exercício crítico da cidadania e de uma melhor qualidade de vida. Ela é considerada como um meio educativo privilegiado, pois abrange o ser na sua totalidade, objectivando o equilíbrio, a saúde do corpo, a aptidão física para a acção e o desenvolvimento dos valores morais. Não se pode falar de um corpo fragmentado, mas de uma totalidade capaz de conectar pensamentos e movimentos através de ligações de sensibilidade. Nesta relação corpo e emoção o que importa não é o gesto pelo gesto, mas o significado deste diante do mundo. Esta disciplina permite ao educando exercer todas as suas potencialidades, desenvolve as funções mentais, a coordenação motora, a criatividade, a livre expressão e a sociabilidade, também auxilia no desenvolvimento global do indivíduo, isto é, no aspecto cognitivo, psicomotor e afectivo.
A música e a dança, auxiliares na melhora dos movimentos, tornam-se elementos integrados que enriquecem as aulas, proporcionando ao educando um meio de desenvolver sensibilidade, imaginação, improvisação, criação e comunicação de emoções, ideias, concepções e valores. Assim como a Educação Física, a dança possibilita a educação integral, pois busca a perfeita formação corporal, o espírito socializador e o desenvolvimento criativo. Além de proporcionar a expressão corporal, é uma óptima maneira de moldar o corpo, trazendo benefícios, tais como: a auto-estima, a melhora na postura corporal, porém não terá valor se tiver seu objectivo voltado somente para a arte. O auxílio à aquisição e à manutenção da saúde e aptidão social, mental, psíquica, física e afectiva.
Cabe ao professor aprofundar essas habilidades e conhecimentos técnico-científicos, culturais e artísticos, aprimorando seus valores e atributos como educador e buscar subsídios para uma actuação afectiva e positiva em relação aos educandos. Isso tornará a actividade física acessível para o máximo possível de pessoas, sem o carácter elitista, para que todos possam participar dentro das suas limitações e capacidades. As aulas devem ser uma oportunidade de aprender e ensinar com prazer, unindo o corpo, o espírito e o coração na busca de um ser espontâneo, vivo, dinâmico e capaz de exteriorizar seus pensamentos, sentimentos e sensações. A Educação Física pode e deve, num ambiente de muito afecto, desenvolver o indivíduo na sua totalidade, proporcionando a ele uma oportunidade de encontrar-se, descobrir-se e amar-se para, a partir desta auto-afirmação, poder amar também os outros de forma plena e intensa.

O Sabugueiro



O Sabugueiro é uma árvore espontânea que os agricultores plantam para fazer sebes e à volta das vinhas ou junto às linhas de água, mas cujas bagas depois de apanhadas e secas, são exportadas para Alemanha, Japão, Holanda, etc., a fim de serem transformadas e servirem de corantes para as pastelarias, bem como para produtos farmacêuticos.
O fruto também se utiliza como aditivo ao vinho, para lhe dar, especialmente, cor.A baga do Sabugueiro é uma das fontes de riqueza para os agricultores nos países em que é aproveitada agrícola e industrialmente.
Como exemplo podemos dizer que foi graças a esta árvore e ao riquíssimo património plantado no concelho de Tarouca, que foi criada uma associação, com ela um Rancho folclórico com o objectivo de preservar a cultura popular, nomeadamente os trajes, danças, cantigas, usos e costumes do povo do Vale do Varosa, além da ocupação dos tempos livres dos jovens, retirando-os dos meios alienatórios que os podem levar à destruição.

Uso Medicinal!

Este arbusto ajuda nas inflamações, é anti-diarreico, óptimo para crianças com doenças como o sarampo e a catapora, pois baixa a temperatura do corpo e é anti-febrífugo. É indicado para tratamentos com os órgãos femininos, pois é um auxiliar maravilhoso para a artemísia.
A fruta quando seca e tostada, moída e preparada como café, é excelente para interromper a diarreia.
As folhas machucadas podem ser aplicadas nos casos de queimaduras, retirando rapidamente a dor.
O chá das flores secas do sabugueiro é utilizado contra resfriados, gripes, anginas e nas enfermidades eruptivas, como sarampo, rubéola, varíola e escarlatina, por provocarem rapidamente a transpiração.
O chá das cascas, raízes e folhas é indicado para combater a retenção de urina (efeito diurético) e o reumatismo. Além disso, o chá da frutinha purifica o sangue e limpa os rins.

in "http://www.camacupa.com/dnn/Terra/Ambiente/Flora/PlantasFloreseFrutosEspont%C3%A2neos/Sabugueiro/tabid/336/Default.aspx"

sexta-feira, 12 de março de 2010

Bacalhau à Moda do Algarve



Ingredientes:
500g de bacalhau demolhado, sem peles nem espinhas
1 Kg de batatas
2,5 Dl de azeite
2 Cebolas
4 Dentes de alho
1 piripiri
Farinha de milho
Azeitonas
1 colher de sopa de orégãos
Sal
Pimenta

Modo de preparação:
Corte o bacalhau em quadrados, tempere-os com pimenta e passe-os por farinha de milho fina. Frite-os no azeite bem quente e ponha-os a escorrer.
Parta a cebola em meias luas finas, pique os alhos, parta os piripiris e deite tudo no azeite em que fritou o bacalhau. Deixe murchar e cozer a cebola em lume brano. Entretanto parta as batatas cem rodelas, leve-as e frite-as em óleo. Coloque os quadrados de bacalhau no fundo de uma travessa, cubra-os com a cebolada, polvilhe-os com orégãos, enfeite-os com as azeitonas e acompanhe com as batatas às rodelas.

In petiscos, sopas, peixes carnes e doces pag.13, Filipa Vacondeus, 1997

Bolo Light de Banana






Ingredientes:
2 Xícaras de farinha de trigo
1 Xícara de adoçante culinário
100g de margarina derretida
3 Bananas amassadas
Gemas
2 Claras em neve
1 Colher de sopa de fermento em pó
1 Colher de café de sal
3 Colheres de sopa de leite desnatado
Modo de Preparação:

Bater tudo no liquidificador e por último o fermento a mão para ficar mais fofo
Coloque em forma para bolo inglês e leve para assar em forno médio por 30 minutos aproximadamente

In Http://tudogostoso.uol.com.br/receita/1222-bolo-light-de-banana.html

Condor da Califórnia


O condor da Califórnia ou condor californiano (Gymnogyps californianus) é uma ave da família Cathartidae. É nativo da América do Norte, sendo actualmente encontrado somente na região do Grand Canyon e das montanhas do oeste da Califórnia, nos Estados Unidos, e ao norte da Baixa Califórnia, no México. Apesar de outros membros fósseis serem conhecidos, é a única espécie sobrevivente do género Gymnogyps.
A maior parte de sua plumagem é uniformemente negra, excepção feita apenas às manchas brancas situadas na parte inferior das asas. A cabeça, desprovida de penas, normalmente possui uma tonalidade amarelada, podendo tornar-se avermelhada ou arroxeada, dependendo do humor da ave. Possui a maior envergadura dentre todas as aves da América do Norte, chegando a 2,90 metros, e está entre as mais pesadas do continente, variando de 7 a 14 kg. É detritívora, alimentando-se de grandes quantidades de carniça. Apresenta uma das maiores expectativas de vida entre as aves, podendo ultrapassar os 50 anos.
O número de condores da Califórnia foi drasticamente reduzido durante o Século XIX, devido à caça, saturnismo e destruição de habitat. Encontra-se na lista vermelha da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) e seu status actual é "criticamente em perigo". A espécie já foi considerada extinta em estado selvagem entre 1987 e 1992.

Conquilhas da avó



Ingredientes:

2kg de conquilhas,
4 dentes de alho,
4 colheres de sopas de azeite,
2 colheres de sopa de margarida,
2 limões,
1 ramo de coentros sal 2 piripiris, e pimenta.

Modo de Prepação:

Dê o mesmo tratamento ás conquilhas que o indicado para as amêijoas.
Pique finamente os alhos e leve-os a estalar ao lume com azeite. Adicione as conquilhas os piripiris os coentros picados grosseiramente e tape o tacho sacudindo-o várias vezes para abrirem por igual. Finalmente rege-as com o sumo de limão e com margarina misture bem ,tempere com sal pimenta e sirva imediatamente.
In petiscos, sopas, peixes e carnes, doces, Filipa Vacondeus, 1997

A Lontra

O seu nome Científico é Lutra lutra estes animais encontram-se na Europa, na Ásia, porção Sul da América do Norte e ao longo de toda a América do Sul, incluindo o Brasil e a Argentina; o seu habitat natural é associada a zonas húmidas, ocorre em águas continentais como rios,ribeiras, pauis, lagoas e albufeiras, em águas salobras como os estuários, mas também nalguns pontos do litoral marinho; este animais alimentam-se por uma dieta maioritariamente constítuida por peixe mas que pode incluir crustáceos, anfíbios, aves e alguns mamíferos consoante a sua disponibilidade e abundância no meio; o seu comprimento pode chegar desde 60 centímetros ate 90 centímetros; a sua cauda mede 35 cm a 47 cm; e o seu peso pode chegar a 6 kg até 10 kg; oseu periodo de gestação tem cerca de 2 meses e o seu nuumero de crias é de 1 a 5 crias sendo 2 a 3 o mais usual; o seu tempo médio de vida é de 6 a 8 anos.
Estado de conservação da espécie: Classificada como Vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza . Entre os vários factores que colocam a espécie em perigo contam-se: a poluição e destruição dos ambientes aquáticos e ripícolas, o uso de pesticidas na agricultura que afecta a qualidade da água dos rios, os atropelamentos e a perseguição directa por parte do Homem devido à concorrência pelo peixe.
http://lobocinza77.blogspot.com/2007/02/alerta-portugal-animais-em-vias-de.html

Hambúrguer Oriental



Ingredientes:
• 400 g de salmão fresco picadinho
• 2 galhinhos de dill fresco picadinhos (opcional)
• 2 col. (sopa) de cream cheese light
• Sal e pimenta-do-reino a gosto
• Alface e tomate-cereja (para acompanhar)

Modo de preparo

Tempere o salmão com o sal, a pimenta e o dill. Misture bem. Use um aro redondo (pode ser uma lata de atum sem a tampa e o fundo) para montar o hambúrguer: coloque uma camada do salmão, o cream cheese e outra camada do salmão e pressione levemente. Desenforme e grelhe dos dois lados numa frigideira antiaderente ligeiramente untada. Coloque no prato com a alface e o tomate.
Molho de gengibre
• 2 Col. (chá) de margarina light
• 2 col. (chá) de gengibre picadinho
• 2 col. (chá) de missô (pasta fermentada de soja)
• 1 copo (200 ml) de suco de laranjaModo de preparo
Aqueça a margarina e refogue o gengibre. Em seguida, junte o missô dissolvido no suco e deixe no fogo até engrossar. Regue o hambúrguer e sirva.



In Http://www.receitinhas.com.br/receita_completa/557/receita_Hamburguer.html

O Tigre de Bengala


Vive na floresta da Índia e está ameaçado pela caça indiscriminada.
Ordem: Carnívoro
Família: Felinos
Género: Pantera

Espécie: Panthera tigris tigris
Estatísticas
Estado: Em vias de extinção
Unidade Social: Individual
Comprimento: 1.4m a 2.8m
Cauda: 60cm a 1m
Altura dos Quartos: 90cm a 1m
Peso: Até 220kg
Maturidade Sexual: Fêmea: 3-4 anos;Macho: 4-5 anos
Época de Acasalamento: Novembro a Abril
Período de Gestação: 95 a 112 dias
Número de Crias: 2 a 4
Intervalo de Procriação: 2 anos a 2 anos e meio
Dieta: Veado, búfalo, javali, gauro e macaco
Longevidade: Até 26 anos em liberdade
Onde posso encontrar?
Grande parte dos tigres de Bengala vivem na Índia, e alguns em Bangladesh, Nepal, Butão e Burma.
Habitat Natural: Floresta conífera(incluindo bosques);Floresta tropical;Montanhas, terras-altas, ladeiras rochosas;Mangues, acima ou abaixo da linha da água.


Nome: Panthera tigris tigris


Características: Também conhecido como Tigre Real de Bengala, mede em média 2,9 metros da cabeça à cauda, e pesa cerca de 220 kg. As fêmeas são menores, medindo cerca de 2,5 m de comprimento e pesando aproximadamente 140 kg. Tigres brancos, com ou sem listras são uma variação do tigre de bengala. O tigre branco não é albino, é um tipo raro de tigre de bengala com um gene recessivo, que pode nascer de dois pais “normais”. Existem outras variações na pelagem do tigre, como listras menos visíveis ou mais próximas, formando manchas largas na pelagem (conhecido como “tigre negro”).
http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.invivo.fiocruz.br/media/brancoecomum.jpg&imgrefurl=http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm%3Finfoid%3D907%26sid%3D2%26tpl%3Dprinterview&usg=__A2k_QaaRQjQmCvKGgYNCS8Am8Is=&h=279&w=350&sz=28&hl=pt-PT&start=1&sig2=xFX-bL3RiZf0_P1HMhBHuw&itbs=1&tbnid=0DJb5tVemnjF8M:&tbnh=96&tbnw=120&prev=/images%3Fq%3Dtigre%2Bde%2Bbengala%26hl%3Dpt-PT%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&ei=n532S-bfPIjwngOU9LnVCA

Algumas doenças causadas por Bactérias.




Tuberculose: é causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, ataca geralmente os pulmões. Há tosse persistente, emagrecimento, febre, fadiga e, nos casos mais avançados, hemoptise. O tratamento é feito com antibióticos e as medidas preventivas incluem vacinação das crianças - a vacina é a BCG (Bacilo de Calmet-Guérin) - radiografias e melhorias dos padrões de vida das populações mas pobres.

Escarlatina: provocada pelo Streptococcus pyogenes. Causa dor de garganta, febre, dores musculares, náuseas e vómitos. As amígdalas ficam inflamadas, com pus, e a língua apresenta pequenas saliências ("língua de framboesa"). Depois disso surgem erupções na pele e manchas vermelho-escarlates. O médico deve ser consultado e o doente tem que ficar em repouso. De modo geral, a evolução é benigna, mas pode haver complicações causadas pela disseminação da infecção para outros órgãos do corpo.

Tétano: produzido pelo bacilo do tétano (Clostridium tetani), pode penetrar no organismo por ferimentos na pele ou pelo cordão umbilical do recém-nascido quando este é cortado por instrumentos não esterilizados. Há dor de cabeça, febre e contracções musculares, provocando rigidez na nuca e mandíbula. Há casos de morte por asfixia. A vacinação e os cuidados médicos (é aplicado o soro antitetânico em caso de ferimento suspeito) são essenciais.

Febre tifóide: causada pela Salmonella typhi, provoca úlceras no intestino, diarreia, cólica e febre. O tratamento é feito com antibióticos. A prevenção inclui vacinas e melhoria das condições sanitárias da população.

http://www.grupoescolar.com/materia/doencas_causadas_por_bacterias.html

Pãezinhos com Pasta de Salmão



Ingredientes:
12 G de fermento de padeiro
2,5 dl de água
375 G de farinha
10 G de banha
250 G de salmão fumado
2 dl de natas
1 Limão (sumo)
100 G de tomatinhos
1 Ramo de coentros
Sal e pimenta Q.B.

Modo de Preparação:
Dissolva o fermento na água morna. Depois, misture a farinha com a banha junte-lhe, pouco a pouco, a mistura e o fermento. Amasse e deixe levedar durante uma hora.
Triture o salmão até obter uma pasta. Bata as natas com o sumo de limão, incorpore na pasta e tempere com sal e pimenta, faça bolinhas da massa do pão e achate-as.
Aqueça bem uma pedra (de fazer bifes) e coloque sobre ela os círculos de massa.
Quando ganharem crosta, vire-os.
Corte os pãezinhos em triângulos, disponha a pasta de salmão sobre cada um e decore com tomatinhos em gomos e coentros.

Sugestão do chefe
Faça uma pasta com atum em vez do salmão.

…. E para beber

Vinho palhete seco.

in http://www.gastronomias.com/receitas/entradas.htm

O Rinoceronte de Java


Vive nas florestas tropicais da Ásia e está ameaçado pela caça por causa dos chifres. É o mamífero mais raro e ameaçado do planeta. Restam sessenta exemplares.
Rinoceronte de Java

Nome científico: Rhinoceros sondaicus

Reino: Animalia

Filo: ChordataClasse: Mammalia

Infraclasse: Placentalia

Ordem: PerissodactylaFamília: Rhinocerotidae

Género: Rhinoceros

Espécie: R. sondaicusRisco de desaparecimento. Os rinocerontes asiáticos estão todos em avançado estado de extinção. O de Java (na Indónesia) é, no entanto, aquele que maior perigo apresenta, já que, em liberdade, não deverão existir muito mais que 50 animais. Este número pode já ser insuficiente para garantir a continuidade da espécie, contudo, está neste momento a ser desenvolvido um esforço a nível mundial para inverter esta tendência, como em tempos foi necessário ao rinoceronte indiano.
Hábitos Ao contrário dos rinocerontes-africanos, que procuram os grandes espaços abertos, os asiáticos procuram viver protegidos pela vegetação da floresta e os pântanos, onde se sentem mais resguardados, evitando os grandes espaços abertos, onde podem ser alvos fáceis para os caçadores furtivos.O rinoceronte-de-Java só tem um chifre e a sua pele não é lisa, formando uma espécie de carapaças sobrepostas e rugas duras e espessas. Tamanho, peso e esperança de vidaEste gigante asiático pode ter 1,70 m de altura, medir quase 4 m e pesar 3000 kg. Pode viver cerca de 35 anos.


Noz-moscada


Noz-moscada é uma das especiarias obtidas do fruto da moscadeira (Myristica fragans), uma planta da família das Myristicaceae, de porte alto, atingindo cerca de 10 a 15 metros de altura, com várias ramas dispostas ao longo do tronco principal, a madeira é muito boa para confecção de móveis.

O consumo de uma noz-moscada inteira ou 5 g do seu pó, podem produzir efeitos de intoxicação como: alucinações auditivas e visuais, descontrole motor e despersonalização.

Cerejas com Ricota e Amêndoas Torradas


Ingredientes:
150 Gramas de cerejas
2 colheres de sopa de queijo ricota
1 colher de sopa de amêndoas torradas
Modo de Preparação:
Aqueça as cerejas no microondas.
Cubra as cerejas com o queijo ricota e as amêndoas.

In: http://www.alimentacaosaudavel.org/Cerejas-Ricota-Amendoas.html

O que é o cancro e como diagnostica


O cancro surge quando as células normais se transformam em células cancerosas ou malignas. Isto é, adquirem a capacidade de se multiplicarem e invadirem os tecidos e outros órgãos.

A carcinogénese, o processo de transformação de uma célula normal em célula cancerosa, passa por diferentes fases. As substâncias responsáveis por esta transformação designam-se agentes carcinogéneos. São exemplos de carcinogéneas as radiações ultravioletas do sol, os agentes químicos do tabaco, etc.

Para que se desenvolva um cancro é necessários que, de forma cumulativa e continuada, se produzam alterações celulares durante um largo período de tempo, geralmente durante anos.

Como resultado, cresce o número de células que apresentam alterações de forma, tamanho e função e que possuem a capacidade de invadir outras partes do organismo.

Como é que se diagnostica um cancro?

Um cancro pode ser suspeitado a partir de várias pistas: as queixas que o doente refere, a observação médica, diversos exames médicos (análises, TAC - tomografias axiais


http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/cancro/cancro.htm