sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Os Tornados


Como se forma um tornado?


Muito facilmente. Basta que o ar quente estagnado perto da superfície do solo seja aspirado para cima pelo ar frio que está em altitude. A rotação da Terra imprime, como no caso do furacão, um movimento giratório aos ventos que sobem e que se enrolam em funil.


Como consegue um tornado decapitar prédios?

Um tornado nem sempre toca no solo. A sua extremidade, em forma de funil, plana por vezes alguns metros acima, onde está concentrado o ar quente. Quando passa sobre um prédio, em vez de bater em todo o edifício, o tornado só apanham os andares superiores.


Porque explodem as casas tocadas pelo tornado?

Tal como no centro do ciclone, existe no coração do tornado uma pequena zona de tranquilidade, onde o vento cai e o ar se torna leve. Quando um tornado passa por cima de uma casa, esta encontra – se, pelo espaço de um segundo, nessa zona estranha que se chama “ centro de baixa pressão” (o ar ali é tão leve que quase não exerce pressão sobre a Terra). O ar que está no interior da casa, mais pesado e denso que o ar exterior, precipita-se então para fora e faz explodir todas as paredes.


Porque não é possível prever tornados?

O furacão pode ser facilmente previsto porque é uma enorme massa de nuvens. O tornado é uma pequena espiral de ar que se forma em poucos minutos. É tão estreito que passa por vezes numa rua destruindo apenas um dos dois passeios e desaparece tão depressa como apareceu.


Incrível curiosidade!

Não se conhece exactamente a velocidade a que sopra o vento no interior de um tornado, porque pulveriza todos os instrumentos.
Os cientistas fazem uma estimativa: de 450 a 600 KM/H

in livro "Porquê?"

Sem comentários: