Galeocerdo cuvier
Muito perigosos, como o próprio nome sugere, os tubarões tigres são reconhecidos pela sua natureza agressiva e incríveis habilidades predatórias. Chamados assim pela sua pele listrada, os tubarões tigres são de longe o maior membro da sua família mais próxima. Encontrados com frequência em águas tropicais de baixa profundidade, os tubarões tigres se sentem à vontade em estuários lamacentos ou em oceanos temperados, onde caçam tudo o que é comestível ou não; já foram encontrados no estômago de tubarões tigres garrafas de plástico, placas de carros, pneus, garrafas de vinho e latas vazias. Seus impressionantes dentes afiados são usados com frequência para arrancar pedaços de presas muito maiores que eles, incluindo carcaças de baleias e de outros animais marinhos; sendo famosos pela sua capacidade de comer criaturas resistentes, como as tartarugas.
O tubarão tigre só perde para o tubarão branco no que se refere ao registo de números de ataques a humanos. Seu enorme tamanho, natureza curiosa e hábitos de alimentação incertos o tornam um adversário perigoso, tendo já sido responsável por muitos ataques fatais.
Tamanho Máximo: Mais de 5 metros / 700 kg
Distribuição: Em águas temperadas e tropicais do mundo inteiro, excepto no Mediterrâneo. Encontrado com frequência em águas profundas no mar aberto.
Dieta: Pequenos moluscos, crustáceos, peixes pequenos e lulas.
Reprodução: Ovovivíparos. As fêmeas têm entre 30 e 50 crias.
O tubarão tigre (Galeocerdo cuvier) é um dos maiores tubarões do mundo, sendo que atinge em média os 6 metros e chega a pesar perto de uma tonelada. É comum no meio Oceano Pacífico principalmente nas águas costeiras. O tubarão tigre caça sozinho e normalmente de noite. O seu nome provém das riscas pretas que apresenta ao longo das costas, que vão desaparecendo à medida que o tubarão envelhece.
O tubarão tigre é um predador perigoso, conhecido por comer uma reportório notável de coisas. A sua dieta inclui normalmente peixe, focas, tubarões mais pequenos, lulas e até tartarugas. Já foram encontradas matrículas e pedaços de pneus no seu sistema digestivo. Este tubarão tem ganho uma recente notoriedade devido aos seus ataques a mergulhadores e surfistas no Hawaii.
O tubarão tigre encontra-se em segundo lugar, ultrapassado apenas pelo tubarão branco, no que toca ao número de fatalidades humanas, e é considerado, junto com o tubarão branco, o tubarão touro e com o tubarão de ponta branca, um dos mais perigosos para o ser humano.
Fonte: pt.wikipedia.org, http://www.discoverybrasil.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário