sexta-feira, 28 de maio de 2010

A Hipertensão e os Diabetes





Hipertensão
A hipertensão ocorre quando os níveis de pressão arterial encontram-se acima dos valores de referência para a população em geral. Podemos citar como causas da hipertensão a obesidade, consumo excessivo de álcool, sal em excesso, tabagismo, sedentarismo e fator hereditário. Esta doença é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.
Assim como as demais doenças citadas acima, para controlar a pressão arterial é fundamental ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios e diminuir o consumo de sódio, ou seja, o sal de cozinha e alimentos ricos em sódio, por isso fique atento nas embalagens dos alimentos. Os alimentos industrializados geralmente são ricos em sódio.
Como os leitores puderam observar a alimentação é algo essencial no combate destas doenças e outras que não foram citadas, por isso se faz necessário a conscientização de todos para uma vida mais saudável.
Diabetes
É uma doença caracterizada pela falta de produção ou produção insuficiente de insulina ou também pela ação insuficiente da insulina, que faz com que haja o aumento na taxa de glicose no sangue. A diabetes tipo II pode estar relacionada com o excesso de peso e a obesidade.
Pessoas com diabetes devem ter um acompanhamento com um profissional capacitado para elaborar um cardápio conforme a realidade da pessoa, controlar o consumo de carboidratos e incentivar uma reeducação alimentar, além da prática de exercícios físicos regularmente.

O Lobo Guará



O lobo-guará ou guará do tupi aguará, "pêlo de penugem";]nome científico: Chrysocyon brachyurus é o maior canídeo nativo da América do Sul. A sua distribuição geográfica estende-se pelo sul do Brasil, Paraguai, Peru e Bolívia a leste dos Andes, estando extinto no Uruguai e talvez na Argentina, e é considerado uma espécie ameaçada. O Brasil abriga o maior número de animais; dos cerca de 25.000 indivíduos da espécie, cerca de 22.000 estão em território brasileiro. Os biomas de sua ocorrência no Brasil são: Cerrado, Pantanal, Campos do Sul, parte da Catinga e Mata Atlântica.A espécie não está directamente ligada a nenhum outro gênero de canídeos e aparentemente é uma relíquia da fauna plistocênica da América do Sul, que desapareceu na maioria após a formação do Istmo do Panamá.
in http://pt.wikipedia.org/wiki/Lobo-guar%C3%A1

A Dieta e a Saúde


Dados compilados da literatura epidemiológica, referentes à relação entre a dieta alimentar e a incidência de determinadas doenças, permitiram concluir que uma dieta rica em fruta e hortaliças está fortemente associada a um menor risco de contrair doenças degenerativas, incluindo doenças cardiovasculares, disfunções cerebrais e cataratas, e doenças proliferativas como as neoplasias. Estudos epidemiógicos sublinham que cerca de 75% dos cancros humanos estão relacionados com factores extrinsecos, sendo os mais importantes o tabagismo e a dieta. Considera-se que a dieta pode incluir os factores de maior risco e de maior prevenção contra o cancro e doenças não transmissíveis. Os de maior risco são as gorduras saturadas, as carnes vermelhas e as proteínas de origem animal e os de maior prevenção encontram-se nas frutas, hortaliças e cereais, fontes de fibra, carotenos, vitaminas, minerais e outros compostos não nutricionais, denominados fitoquímicos.


Acne


Acne é uma doença inflamatória da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormonas sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros.

Às vezes, os poros bloqueados se infeccionam aparecendo bolhas cheias de pus. Muitas vezes se coçam ou espreme essas bolhas, causando o agravamento da infecção e deixando cicatrizes ou manchas.

A acne é caracterizada pelo aumento de secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, em conjunto com o acúmulo de células mortas no orifício do folículo pilossebáceo, obstruindo o poro da pele. Isto impede a saída de sebo pelo orifício. O acúmulo de sebo libera algumas substâncias que irritam a pele, causando inflamação, e é um meio propício para as bactérias se desenvolverem - notadamente, a Propionibacterium acnes.

O acne, na maioria dos casos é no rosto. Surgem também, com menor frequência, nas costas, peito, ombros e braços.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Gaivota-de-rabo-preto

A gaivota-de-rabo-preto (Larus atlanticus) é uma espécie de ave da família Laridae.
Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Brasil e Uruguai.
Os seus habitats naturais são: mar costeiro, costas arenosas e lagoas costeiras de água salgada.
Está ameaçada por perda de habitat.

Spinning

O spinning, aliado à uma boa alimentação emagrece sim. A prática do spinning ajuda a perder peso porque tem uma alta queima calórica, portanto, quem praticar o spinning e se alimentar adequadamente provavelmente vai emagrecer
Como qualquer desporto, é recomendado que você tenha o acompanhamento de um profissional para orientação correcta de como praticá-lo. Respeite, também, o ajuste da bicicleta, pois caso a bicicleta seja ajustada de maneira incorreta, você pode sofrer lesões nos tendões e músculos. Isso chama-se Ergonomia (ajuste do homem à máquina) e no desporto tem como objectivo auxiliar atletas profissionais e amadores a praticarem exercícios corretamente, evitando lesões e inflamações ocasionadas por treinamentos repetitivos.
Benefícios do Spinning:Rápida queima de calorias;Tonificação dos músculos;Melhora do sistema cardiorespiratório;Aumento da massa muscular dos membros inferiores;Redução do percentual de gordura
Dicas para prática de Spinning:- Alongue-se no início e fim do exercício;- Ajuste o selim na altura da cintura;- A distância entre selim e guidão devem sempre ser aproximadamente a mesmo do ante-braço, mais a mão e o dedo mínimo;- Não mantenha as pernas completamente esticadas, quando pedal estiver na posição mais baixa, o joelho deve ficar fleticdo;- Para maior conforto, pode-se variar levemente a posição que se senta sobre o selim, mais pra frente, mais para trás;- Verificar se os pés estão bem fixados nos pedais;- Não se esqueça da garrafinha de água durante a prática do spinning, pois a desidratação é maior. Recomenda-se que seja ingerido 200 ml à cada 15 minutos da actividade;- Esteja bem alimentado, mas tente comer até 1 hora antes da actividade para evitar o mal-estar.
E lembre-se: cada corpo tem seu limite. Você não precisa pedalar tão rápido ou tão pesado quanto seu colega ao lado. Você é diferente dele, respeite seu corpo!

in http://www.eliminandopeso.com.br/spinning

Beneficios do Karaté

Existem inúmeros benefícios que o Karaté- Do proporciona aos seus praticantes que fazem com que milhões de pessoas em todo o mundo, de todas as idades e de ambos os sexos o pratiquem, fazendo deste "desporto" um dos mais praticados em todo o mundo.
O Karate - Do Shotokan Tradicional é uma Arte Marcial multifacetada, tem as suas teorias cientificamente comprovadas, a sua prática traz muitas vantagens, é um caminho de vida, uma "via" de desenvolvimento do ser humano. A prática do Karate Shotokan Tradicional regular e bem orientada proporciona as seguintes vantagens:
- Faz aumentar a flexibilidade, resistência e força muscular, tonificando e definindo os músculos
- Melhora o equilíbrio, aumenta a rapidez dos reflexos, a coordenação motora e melhora a noção de distância
- O seguimento das cinco máximas (carácter, sinceridade, etiqueta, esforço e auto controle) como ferramenta de melhoria de carácter
- Faz aumentar a auto – confiança, o auto - controlo e os níveis de concentração
- Incentiva os praticantes a vencer os seus próprios limites, ao estilo de vida saudável, à auto – crítica, à modéstia e à coragem para enfrentar obstáculos, sejam eles palpáveis ou não
- Com a prática de Karate o medo pode ser substituído por conhecimento, compreensão e o controlo de qualquer situação
- Aprendizagem de um método de auto - defesa muito eficaz
- Regula o organismo fisicamente e psicologicamente produzindo a sensação de bem-estar
- Tem uma componente sobretudo preventiva de muitas doenças mas também curativa
- Promove a correcta respiração e postura
-Pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer idade e estrutura física independentemente do sexo ou de ter algum jeito para as artes marciais, apenas requer que o praticante tenha uma saúde razoável (idade mínima recomendada de 5 anos)
- Não oferece qualquer perigo, é muito mais fácil o praticante lesionar-se a treinar futebol que Karate. As técnicas de ataque são feitas contra o adversário de forma controlada e defendidas antes de atingir o alvo, motivo pelo qual é possível.
in http://www.acmkss.webs.com/beneficios_do_karate.html

Gavião-pombo-pequeno

O gavião-pombo-pequeno (Leucopternis lacernulata) é um gavião da família dos acipitrídeos, restrito às regiões florestais do Brasil oriental, com cerca de 43 cm de comprimento, plumagem escura no dorso, branca no alto da cabeça e nas partes inferiores, mancha negra na face ventral das asas, e cauda branca com duas faixas negras. Está ameaçado de extinção. Também é conhecido pelo nome de gavião-pomba.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Gavi%C3%A3o-pombo-pequeno

O Cicuta Veneno

Antigamente usavam o vinagre e o suco de limão como contraveneno, sendo que hoje usa-se o tanino e o iodureto de potássio ou então a estriquinina ou o ópio. Na Grécia usavam-no como veneno para os condenados à morte. Uso idêntico fizeram os Espanhóis e os Marselheses. Na ilha de Ceos davam-na aos velhos julgados inúteis. Originária da Europa, espalhou-se por todo o mundo. No Brasil cresce expontânea-mente nas hortas, nos monsturos e junto às paredes das habitações. É conhecida também como funcho-selvagem.
Está em vias de extinção.

http://plantas-medicinais.me/

Chauá

O chauá (Amazona rhodocorytha) é uma espécie brasileira de papagaio que está ameaçada de extinção. Tais aves medem cerca de 37 cm de comprimento, com a fronte e base da maxila vermelhas, loro laranja, espelho alar e cauda com nódoas vermelhas. Também são conhecidos pelos nomes de acamatanga, acumatanga, camatanga, camutanga, chauã, chuã, cumatanga e jauá.

Beneficios de beber água

Tornou-se quase uma opinião formada que devemos beber no mínimo 2 litros de água por dia, para manter o corpo hidratado e o organismo em equilíbrio. Mas nem todos sabem os benefícios deste hábito. Mas realmente beber tanta água assim?
De acordo com o clínico geral Paulo Olzon, a quantidade adequada para cada um é variável. Além disso, o médico afirma ser infundada a preocupação de tomar uma quantia mínina, porque o próprio corpo desempenha este controle. “Devemos beber água sempre que sentirmos sede. Não acontece de ingerirmos menos líquido de que precisamos, exceto em casos especiais, como febre muito alta ou coma”, afirma o médico.
O especialista ainda ressalta alguns inconvenientes da mania de beber água sem parar. “A pessoa pode até acordar no meio da noite para ir ao banheiro e acabar gerando uma insônia por conta disso”, diz Olzon.
A nutricionista Fabiana Schimdt também põe abaixo a obrigatoriedade de ingerir ao menos dois litros diários. “Existe este padrão, mas nem sempre é verdadeiro”, afirma. “As necessidades calóricas variam de pessoa para pessoa, assim como a quantidade de ingestão de água. O tipo de atividade física realizada também altera este percentual”, acredita.
É quase impossível crer que beber muita água possa trazer consequências desagradáveis ao organismo. Porém, o excesso nunca é saudável. “A ingestão excessiva dilata o estômago e faz com que a pessoa coma mais. Outro problema é a diminuição do suco gástrico, que acaba atrapalhando a digestão”, explica Fabiana.
Dica: Bebam pelo menos 2 litros de água por dia, porque faz muito bem a saúde, traz alguns benefícios para memória e o organismo.

in http://www.acessonews.com/blog/90/beneficios-de-beber-agua/

Doença sexualmente transmissível


Doença sexualmente transmissível (ou DST) ou Infecção sexualmente transmissível (ou IST) é a designação pela qual é conhecida uma categoria de patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmite essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contacto sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação.

Vários tipos de agentes infecciosos (vírus, fungos, bactérias e parasitas) estão envolvidos na contaminação por DST, gerando diferentes manifestações, como feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

Algumas DST são de fácil tratamento e de rápida resolução quando tratadas correctamente. Outras são de tratamento difícil ou permanecem latentes, apesar da falsa sensação de melhora. As mulheres representam um grupo que deve receber especial atenção, uma vez que em diferentes casos de DST os sintomas levam tempo para tornarem-se perceptíveis ou confundem-se com as reacções orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher, em especial aquelas com vida sexual activa, independente da idade, consultas periódicas ao serviço de saúde.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Doença_sexualmente_transmissível

Bacalhau em vias de extinção


Originário das águas frias dos mares que circundam o Pólo Norte, o bacalhau é um alimento milenar. Registos mostram a existência de fábricas para o seu processamento na Islândia e na Noruega desde o século IX.O mercador holandês ``Yapes Ypess`` foi o primeiro a fundar uma indústria de transformação na Noruega, por isso, é considerado o pai da comercialização do peixe industrializado. A partir de então, a procura do peixe passou a crescer, o que proporcionou o aumento do número de barcos pesqueiros e de indústrias pela costa norueguesa, transformando a Noruega no principal pólo mundial de pesca e exportação do bacalhau.

Salada Cores de Maio

Ingredientes:

1 embalagem de mistura para saladas200 grs de cenoura ralada30 grs de cebola vermelha fatiada10 tomates cereja100 grs de peito de peru grelhado (fatiado)2 fatias de queijo magro (fatiado)Azeite (q.b.)Vinagre Balsâmico (q.b.)Sal (q.b.)


Preparação:

Junte a mistura para saladas, as cenouras e a cebola num recipiente para saladas. Regue com o azeite e o vinagre e salpique com um pouco de sal. Divida o preparado por dois pratos e por cima disponha as fatias de peru grelhadas, os tomates cereja e o queijo.
http://www.alimentacaosaudavel.org/Salada-Cores-Maio.html

Os Diabetes e o Colesterol Elevado


Diabetes

É uma doença caracterizada pela falta de produção ou produção insuficiente de insulina ou também pela ação insuficiente da insulina, que faz com que haja o aumento na taxa de glicose no sangue. A diabetes tipo II pode estar relacionada com o excesso de peso e a obesidade.
Pessoas com diabetes devem ter um acompanhamento com um profissional capacitado para elaborar um cardápio conforme a realidade da pessoa, controlar o consumo de carboidratos e incentivar uma reeducação alimentar, além da prática de exercícios físicos regularmente.

Colesterol elevado
O aumento de colesterol na corrente sanguínea pode ocasionar entupimento de veias e artérias causando o infarto e derrame. O colesterol provém de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que você ingere. No organismo ele é produzido pelo fígado e o colesterol proveniente da sua alimentação encontra-se em alimentos como: manteiga, margarina, creme de leite, bacon, leite integral, queijos amarelos, enfim, alimentos de origem animal. Consumir estes alimentos em excesso pode elevar os níveis de colesterol no sangue.
Como prevenção e tratamento desta doença é importante ter uma alimentação equilibrada, evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras, evitar também alimentos industrializados ricos em gordura trans e aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras e praticar atividade física regularmente.

COMIDA EM EXCESSO


A ingestão excessiva de calorias generalizou-se entre a população com maiores disponibilidades financeiras, sobretudo nas classes médias, que comem muito para além das exigências vitais do organismo. Isto traduz-se quase sempre por uma acumulação de gordura no tecido adiposo.
As grandes pratadas, as gorduras, o açúcar, o álcool e os grandes intervalos entre as refeições, aliados à falta de exercício físico provocam aumento de adiposidade, que vai desde pequenas sobrecargas até grandes obesidades. Já anteriormente se falou dos perigos da gordura em excesso, por isso é melhor estar atento à quantidade da comida que se ingere.


Conselhos
1. Comer menos em cada refeição principal e fazer mais refeições ligeiras.
2. Andar a pé, praticar desportos e actividades ao ar livre (que não se limitem a comer um farto almoço debaixo das árvores da mata ou do jardim).
3. Reduzir o consumo de açúcar e de álcool.

Síndrome de Down


Síndrome de Down ou trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente.

Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862. A sua causa genética foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune., que descobriu uma cópia extra do cromossoma 21.

A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento.

Pessoas com síndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da média, geralmente variando de retardo mental leve a moderado. Um pequeno número de afectados possui retardo mental profundo. É a ocorrência genética mais comum, estimada em 1 a cada 800 ou 1000 nascimentos.

Muitas das características comuns da síndrome de Down também estão presentes em pessoas com um padrão cromossômico normal. Elas incluem a prega palmar transversa (uma única prega na palma da mão, em vez de duas), olhos com formas diferenciadas devido às pregas nas pálpebras, membros pequenos, tônus muscular pobre e língua protrusa. Os afectados pela síndrome de Down possuem maior risco de sofrer defeitos, doença do refluxo gastroesofágico, otites recorrentes, apneia de sono obstrutiva e disfunções da glândula tiróide.

A síndrome de Down é um evento genético natural e universal, estando presente em todas as raças e classes sociais.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Síndrome_de_Down

Mini hambúrguer light à Pizzaiol


Ingredientes:

250g carne moída magra1 cebolas pequena raladasal e salsa picada a gosto 150g batata cozida e espremida 2 colheres (sopa) farinha
100g queijo fresco em cubinhosorégãosmolho:1 kg tomate (sem pele)1 cebola raladasal e salsa a gosto.
Modo de Preparação:
Tempere a carne com a cebola, salsa e sal.Adicione a batata espremida fria e misture até obter uma massa homogénea.Faça os mini hambúrgueres, passe pela farinha e leve ao forno médio aproximadamente 30 minutos.Bata os tomates na batedeira com um pouco de água.Refogue a cebola com um pouco de azeite, acrescente os tomates, a salsa, o sal e deixe apurar.Coloque os mini hambúrgueres numa travessa, regue com o molho, distribua o queijo e salpique com orégãos.Se desejar derreter o queijo, volte a colocar a travessa no forno por alguns minutos.



in:http://www.roche.pt/emagrecer/saudavel/receitas/receitas822.cfm


TINHORÃO
Nome científico: Caladium bicolor Vent.
Família: Aráceas
Nome popular: Tajá, Taiá, Caládio
Parte tóxica: todas as partes da planta.
Sintomas: a ingestão e o contacto podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vómitos, diarreia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contacto com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Iguana cor-de-rosa

Uma equipa de cientistas italianos anunciou ter descoberto que um tipo de iguana cor-de-rosa nas Ilhas Galápagos pode alterar a história da Evolução das Espécies. O animal passou despercebido a Charles Darwin durante a sua visita ao arquipélago e foi a partir de estudos de iguanas, pintassilgos e tartarugas, em 1835, que o naturalista britânico desenvolveu a teoria da evolução das espécies por selecção natural. A equipa internacional de pesquisadores acaba de corrigir esse desconhecimento ao mostrar que esta iguana pertence a um grupo distinto dos outros répteis do género que habitam as ilhas. A descoberta descreve os animais às riscas pretas – vistos pela primeira vez em 1986 e avistados poucas vezes mais – como uma nova espécie, segundo referiu Gabriele Gentile, líder do estudo e docente da Universidade Tor Vergata, em Roma, onde está ligado ao Programma Rientro dei Cervelli.

Sanã-cinza

A sanã-cinza (Porzana spiloptera) é uma espécie de ave da família Rallidae.
Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Brasil e Uruguai.
Os seus habitats naturais são: campos de gramíneas subtropicais ou tropicais secos de baixa altitude, campos de gramíneas de baixa altitude subtropicais ou tropicais sazonalmente húmidos ou inundados, lagos de água doce, marismas de água doce e lagoas costeiras de água salgada.
Está ameaçada por perda de habitat.

http://pt.wikipedia.org/wiki/San%C3%A3-cinza

Strogonoff à Francesa




Ingredientes:
Molho barbecue
Natas light
Frango (em pedaços)
Manteiga Magra
Modo de Preparação
:

Numa frigideira, põe-se um bocado de manteiga. Depois da manteiga estar derretida, põe-se o frango aos pedaços e acrescentam-se as natas e o molho barbecue ao mesmo tempo. Mexe-se tudo e deixa-se cozer durante 5 minutos. Está pronto a servir.

Nem Obeso,nem Rambo da Etiópica

Os riscos à saúde aumentam a partir da faixa de sobrepeso, para doenças como diabetes e hipertensão. E este aumento é contínuo, à medida que aumenta o valor do IMC.- Alguns grupos étnicos apresentam diferentes taxas de distribuição de gordura, como por exemplo, populações asiáticas e Polinésia que estariam mais predispostos a diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares do que outras.- O IMC precisa de gráficos específicos para ser aplicado a crianças, portanto, a forma simples que se aplica a adultos não serve para estes indivíduos.- Também não há aplicabilidade em idosos, cuja classificação é diferenciada.- O IMC não discrimina os componentes magros e gordos da massa corporal total.- O cuidado deve ser redobrado em pessoas brevelíneas, ou muito musculosas. Nesses casos, o IMC pode estar elevado sem, no entendo, significar obesidade.
Com estas orientações, fica claro que o IMC é uma óptima ferramenta para a avaliação do status nutricional de um indivíduo adulto.





http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://papodehomem.com.br/wp-content/uploads/2008/12/gordomagro.jpg&imgrefurl=http://papodehomem.com.br/calculando-seu-indice-de-massa-corporal-imc/&usg=__LO12lWQQgGgh5fnWgjl8ww90pds=&h=373&w=372&sz=25&hl=pt-PT&start=4&sig2=x1hwi7zBVEJck2ZS6DO3ew&um=1&itbs=1&tbnid=4dByNYYtX1ZLnM:&tbnh=122&tbnw=122&prev=/images%3Fq%3Dsaude%2Bsaudavel%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DX%26tbs%3Disch:1&ei=x6b2S43GF5OomgP0teDTCA

Tritão-de-ventre-laranja


Este animal mede entre 7 a 10 cm, tem um focinho arredondado e olhos pequenos. Normalmente a cor do dorso pode ir desde o cizento amarelado ao castanho escuro, com o seu ventre cor de laranja.
Normalmente vive em charcos, tanques , fontes e ribeiras. Estes animal prefere as águas limpas e bem oxigenadas. Alimenta-se principalmente de invertebrados aquáticos, como vermes e insectos aquáticos.
O acasalamento tem lugar dentro de água, a fêmea fica encarregue de depositar os ovos nas folhas aquáticas, no mês de Marços começa a aparecer as primeiras larvas. Estas espécie está em vias de extinção devido á poluição das águas. O homem muitas vezes polui o habitat desta espécie com produtos tóxicos, matando muitos deles, e impedindo que os descendentes dos animais, não possam sobreviver ali.

Veias coronária


Após irrigar o tecido cardíaco, o sangue já pobre em oxigénio passa para uma rede de pequenas veias que se vão unir entre si, formando vasos cada vez maiores, que se encarregam de o transportar novamente para o interior do coração, mais precisamente para a aurícula direita. Forma-se, assim, um amplo sistema venoso que drena o seu conteúdo num vaso principal, o seio coronário, com cerca de 2,5 cm de comprimento, que percorre o sulco auriculoventricular posterior até penetrar na aurícula direita, levando para o seu interior o fluxo sanguíneo. Ao longo do seu trajecto, o seio coronário recebe o sangue proveniente de vários vasos: a grande veia cardíaca, que nasce na ponta do coração, drena os territórios irrigados pela artéria coronária esquerda e sobe pelo sulco interventricular anterior até chegar ao extremo esquerdo do seio coronário.

in:manual de primeiros socorros

Orcas


As orcas podem ser encontradas em todos os Oceanos desde as regiões polares até ás tropicais e podem ser vistas tanto em áreas costeiras como oceânicas. Os machos medem 5,2 a 9,8 metros de comprimento e podem pesar mais de 8 toneladas, entanto as fêmeas medem entre 4,5 e 8,5 metros de comprimento e pesam 4 toneladas. Podem ser encontradas sozinhas mas em geral formam pequenos grupos de 5 a 20 animais.

Mousse de manga



Mousse de Manga

INGREDIENTES:
- 200 gramas de iogurte natural desnatado
- 2 pacotes de gelatina sabor morango
- 200 gramas de manga em polpa
- 3 claras de ovo
- 1 colher de sopa de adoçante

MODO DE PREPARAR:

1 - Dissolva os pacotes de gelatina em 250ml de água quente. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico até
endurecer.
2 - No copo do liquidificador coloque a polpa dos morangos, o iogurte, a gelatina cortada aos
quadradinhos, e o adoçante e misture tudo. Reserve.
3 - Na batedeira coloque as claras e bata até obter ponto firme. Reserve.
4 - Misture delicadamente o creme liquidificado às claras em castelo. Coloque em tigelas individuais e
leve ao frigorífico, no mínimo 6 horas.
http://www.docesregionais.com/wpcontent/uploads/2009/06/moussemanga.jpg_________________________________________________________________________

A Baleia Branca


A baleia branca ou beluga é um mamífero cetáceo da família Monodontidae . A baleia branca habita as águas frias em torno do círculo polar árctico. São caçadores oportunistas, e comem uma grande variedade de peixes, lulas, crustáceos e polvos.A baleia branca é um animal gregário que mede até 5 metros de comprimento e pesa até 1,5 toneladas. Tem entre 8 a 10, dentes em cada maxilar. Esse belo exemplar de animal é capaz de conviver com humanos e mesmo assimilar seus hábitos se adoptado ainda filhote. A baleia branca foi descrita pela primeira vez pelo zoólogo Peter Simon Pallas em 1776. É considerada um membro da família taxionómica Monodontidae. Um único fóssil dessa espécie foi encontrado na península da Baixa Califórnia, indicando que esta família antes habitava águas mais quentes. O esqueleto indicou também que o tamanho das Baleias – Brancas variava conforme o tamanho da crosta de gelo do planeta - diminuindo nos períodos seguintes.

O Bem Que os Legumes Fazem a Saúde


Fonte de muitas vitaminas, elas dão cores as refeições você inda leva de graça muita saúde. Os legumes colorem o nosso prato e não são só para deixá-los mais bonitos. Alguma substancia capazes de prevenir doenças são as respostáveis pelas tonalidades desses alimentos. Portanto, as cores também representam saúde? Por exemplo, a betacaroteno, representa em alimentos amarelos e alaranjados, pode prevenir certos tumores assim como o licopeno, que esta em frutas e legumes vermelhos. Os nutricionistas recomendam a ingestão de legumes pelo menos em 2 porções diárias. Eles são ricos em fibras, e vitaminas e minerais, alem das informações sobre os benefícios e nutrientes presentes em cada um delas, ainda selecionamos algumas dicas para que você previna doenças alivie alguns sintomas que atrapalham seu dia a dia. Mas lembre- se, elas não substituem as recomendações e receita medica, portanto, a orientação de um profissional é sempre necessária.Abobora – combate o câncer melhora a digestão. Existem bons motivos para você colorir seu prato diariamente. Os legumes de tão amarelados e alaranjados, são as melhores fontes de betacaroteno. Portanto, quanto mais alaranjada, mais betacaroteno a abobora tem. Essa substancia pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, como o de cólon. Os legumes também possuem fibras e baixo os níveis de colesterol ruim na corrente sanguínea e contribuem para uma boa digestão. as suas sementes podem prevenir a hiperplasia da próstata, que é o crescimento da glândula, comum entre homens de 40 a 60 anos de idade.Abobrinha- proteja as mães e os bebes. Ela fornece duas importantes substancia: o magnésio e o ácido fólicos. O magnésio contribui na absorção do cálcio pelos ossos e na assimilação de proteínas e carboidratos, alem de ter função relaxante. Já o acido fólico não pode faltar no cardápio de quem pensa em engravidar. E indicado para as gestantes, ele é essencial para a boa forma do feto, prevenindo defeitos neurológicos e na coluna vertebral. Também pode enjôos nos primeiros 3 meses de gravidez, diminui os riscos de parto prematuro e melhorar a qualidade do leite materno. O acido fólico ainda continua sendo importante durante os primeiros anos de vida da criança. Por isso, adicione à refeição dos pequenos, bastante abobrinha, que, em 100g, oferece 20mg da poderosa substância.Batata-saborosa e energético. É extremamente versátil: servida na salada, assada com carne, como purê e de muitas outras formas. Contêm muitos carboidratos, o que atrapalha na dieta, mais serve como ótima fonte de energia e é bastante indicada para crianças e adolescentes em fase de crescimento. Possui grande quantidade de potássio, que ajuda a acabar com a retenção de líquidos do organismo e auxílio na contração muscular. Suas principais vitaminas são a B6, que elimina toxinas e C, antioxidante.

A Dieta Tradicional


Dieta tradicional chinesa ajuda a prevenir doenças do coração

Chineses ocidentalizados estão se afastando da tradicional dieta rica em vegetais, arroz e chá verde, adoptando a típica "dieta americana", que contém grandes quantidades de gorduras animais. Essa mudança fez com que chineses ocidentalizados apresentassem artérias carótidas (localizadas no pescoço) com paredes internas mais finas do que a de chineses que adoptam a dieta tradicional e é um sinal de que estão desenvolvendo aterosclerose, ou seja, estreitamento das artérias devido a depósitos de placas de gordura, aumentando o risco de ataque cardíaco e derrame.
Segundo a pesquisa, as pessoas precisam consumir mais frutas e vegetais, dar mais importância a proteínas vegetais, ingerir menor quantidade de lacticínios e carne bovina. Devem, também, considerar a adopção do modo chinês de cozinhar, que envolve o uso de vapor ao invés de frituras com óleo.


Puma



Nome popular: Puma

Nome Científico: Felis concolor

Distribuição geográfica: Américas, desde o Canadá até quase o extremo da América do Sul.

Habitat natural: A Puma prefere viver em lugares de difícil acesso – florestas, desertos e montanhas.

Hábitos alimentares: é carnívora. Alimenta-se de carneiros selvagens, veados e outros animais que caça ao entardecer.

Tamanho: Comprimento: até 2,40 m.

Altura: até 63 cm.

Peso: até 100 kg.

Período de gestação: de 86 a 95 dias.

Número de crias: 2 a 3

Tempo médio de vida: 15 anos.

Estado de conservação da espécie: A redução do seu habitat natural, a competição de outros grandes felinos pela caça, a redução do número de animais que constituem a sua base de alimentação e a perseguição movida pelo Homem, na ânsia de proteger os seus rebanhos, colocaram a Puma em risco.
http://animaisdomundo.com.sapo.pt/america.html

Os beneficios do yoga

Os benefícios do yoga são muito extensos, mas também tem as suas limitações. O yoga para ser útil e nos propiciar os seus plenos benefícios requer: prática regular, método adequado e orientação adequada. Não há sucesso em se praticar yoga seguindo um texto sem uma orientação competente e um acompanhamento pessoal gradativo e sistemático.

Os Benefícios

A prática de uma yoga, uns dez minutos, no mínimo de três vezes por semana já nos proporciona benefícios em grande escala. De quarenta minutos a uma hora de sessão nesta mesma constância, ou de uma hora e três vezes por semana, como também duas aulas de uma hora e meia por semana são indicadas. Podemos melhorar este quadro adaptando os horários de outras maneiras. Os benefícios serão ainda muito maiores, quando em casa, praticamos algumas técnicas de maneira habitual e diária. Podemos e devemos ter um conjunto progressivo de práticas pessoais voltadas para o nosso propósito individual de um ou outro item em que o yoga nos favoreça.
Em uma sessão de prática, é possível sentir benefícios no bem-estar geral. Em um mês já podemos sentir a veracidade deste grande empreendimento, com três meses os benefícios gerais começam a se manifestar de maneira muito intensa e clara, mas é depois de um ano que começamos a obter algumas conquistas mais duradouras, até então se nos afastamos das práticas por tempo prolongado regredimos até a estaca zero novamente.

O Ocelote


Nome popular: Ocelote

Nome Científico: Leopardus pardalis

Distribuição geográfica: Actualmente ocorre em toda a América Latina excepto no Chile. Nos Estados Unidos a espécie foi praticamente extinta.

Habitat natural: Bosques tropicais, pântanos, campos, savanas e regiões alargadas.

Hábitos alimentares: Alimenta-se basicamente de animais silvestres, principalmente de pequenos roedores, mas também de aves, répteis e outros mamíferos.

Tamanho:90 cm até 130 cm.

Peso: 10 kg até 16 kg.

Período de gestação: Varia de 70 a 80 dias.

Número de crias: 2 ou 3 Tempo médio de vida: De 13 até 17 anos.

Estado de conservação da espécie: A caça intensiva a este animal, motivada pela beleza da sua pele, motivou a redução drástica do número de indivíduos. Com a lei de proibição à caça este comércio diminuiu e hoje a principal ameaça a este felino é a destruição de seu habitat. A espécie é classificada como ameaçada de extinção.

Choquinha-pequena

A Choquinha-pequena (Myrmotherula minor) é uma espécie de ave da família Thamnophilidae.
É endémica do Brasil.
Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude.
Está ameaçada por perda de habitat.

Meningite - Sinais e Sintoma


A meningite é uma doença séria. É rara, mas tem ocorrido com mais frequência nos últimos anos. A meningite é propagada principalmente por meio da saliva.

Para prevenir o contágio de meningite deverá ter em conta as seguintes precauções:

· Não partilhe as colheres, garfos, palhinhas, copos, ou outros objectos que contenham a saliva de outras pessoas.

· Não partilhe cigarros, charutos ou cachimbos.

· Assegure-se de que as crianças não colocam na boca objectos que estiveram na boca de outras crianças.

· Evite a proximidade de pessoas que tossem ou espirram.

· Quando tossir ou espirrar, tape a sua boca.

· Lave as suas mãos frequentemente com água morna e sabão, pois é possível que tenha tocado nalgum objecto já contaminado.

· Não deixe que outras pessoas beijem os seus filhos mais novos directamente na boca. Os adolescentes devem ser informados do facto de que, quando beijam alguém na boca, estão a passar e a receber bactérias.

· Evite o fumo do cigarro.

· Pode beber água num chafariz público, mas não encoste a sua boca ao bocal.

· Tente levar todas as pessoas da sua família, dos 2 aos 22 anos de idade, ao Centro de Saúde, para os vacinar contra a meningite nos próximos meses.

http://www.angelfire.com/80s/traquinas/Links/meningite.htm

O Jaguar


Nome popular: Jaguar

Nome Científico: Panthera onca

Distribuição geográfica: Actualmente está oficialmente extinto nos Estados Unidos. É muito raro no México, mas ainda pode ser encontrado na América Latina, incluindo o Brasil.

Habitat natural: Ocorre em vários tipos de habitat, desde florestas como a Amazónica e a Mata Atlântica, até em ambientes abertos como o Pantanal e o Cerrado.

Hábitos alimentares: Veados, macacos, tapires, aves, répteis, anfíbios, peixe, pequenos roedores, animais domésticos. O Jaguar pode sobreviver alimentando-se de qualquer animal, desde herbívoros até insectos.

Tamanho: Comprimento (incluindo a cauda): 160 cm até 260 cm;

Altura: 68 cm até 76 cm.

Peso: Pode chegar aos 135 kg.

Período de gestação: A gestação é de 93 a 105 dias.

Número de crias: 1 ou 2

Tempo médio de vida: 20 anos

Estado de conservação da espécie: A destruição de habitats aliada à caça predatória, devido principalmente ao alegado prejuízo económico causado às criações de animais domésticos, faz com que as populações tenham sido drasticamente reduzidas. A espécie é classificada como vulnerável.